Vereador faz reunião sobre alimentação nas escolas

por vca — publicado 31/08/2015 15h33, última modificação 11/03/2016 09h08
31/08/2015

O Vereador Idelmino Ronivon da Silva (Professor Idelmino) (PC do B), Presidente da Comissão de Educação, Ciência e Tecnologia da Câmara, se reuniu na manhã da segunda-feira (31) para implementação de legislação especifica referente à merenda escolar que atenda alunos com restrição alimentar. Estiveram presentes a professora do Departamento de Nutrição e Saúde da Universidade Federal de Viçosa (UFV) e coordenadora do Projeto de Extensão Pró-Celíaco III: promoção da inclusão alimentar dos portadores de doença Celíaca no Programa Nacional de Alimentação Escolar da Rede Publica de Ensino do Município de Viçosa -  MG, Renata Lopes de Siqueira, a bolsista PIBEX UFV Sophia Sol Fernandino e as nutricionistas Tatiane Serafim e Regina Célia R. M. Milagres.

A Doença celíaca é causada pela intolerância ao glúten, uma proteína encontrada no trigo, aveia, cevada, centeio e seus derivados. Durante a reunião os presentes discutiram sobre a importância de oferecer a inclusão alimentar acesso universal para alunos com algum tipo de restrição alimentar em relação ao glúten, à lactose.

O Vereador Idelmino falou da importância de instrumentalizar a Lei Federal n° 11.947/2009, que dispõe e dá diretrizes ao atendimento da alimentação escolar.  Idelmino destacou que, “para que seja cumprida a Lei Federal e que novos projetos de leis municipais relacionados ao tema sejam criados, é necessário que haja um nutricionista na Secretária de Educação”.

A Professora Renata explicou que a falta do profissional de Nutrição da Secretaria de Educação pode ser prejudicial ao andamento do projeto, mas que o projeto está sendo executado. “Estamos dando continuidade, com a preocupação de fazer valer o direito da criança de ter uma alimentação adequada e de acordo com suas necessidades alimentares específicas”, disse ela.

Como encaminhamento, foi definido que serão realizados encontros semanais até que a situação seja resolvida. O Vereador informou que vão ser convidados para as reuniões representantes do Conselho de Alimentação Escolar e do Conselho de Segurança Alimentar.

Texto e foto: Anna Gabriela Motta

Revisão: Mônica Bernardi