Vereadores participam da 2ª etapa do Fórum Regional de Governo

por vca — publicado 03/09/2015 11h41, última modificação 11/03/2016 09h08
03/09/2015

A Presidente da Câmara Municipal de Viçosa, Vereadora Marilange Pinto Coelho (PV) e o Vereador Marcos Nunes (PT) participaram da 2ª fase do Fórum Regional de Governo no Território de Desenvolvimento do Caparaó, realizado na terça-feira (02) em Ponte Nova. Na ocasião, Marilange representou oficialmente o Prefeito de Viçosa, Ângelo Chequer.

O Fórum contou com representantes de 42 dos 55 municípios que compõem o território. Nesta 2ª fase o Fórum teve como objetivo debater e priorizar as demandas levantadas na 1ª primeira etapa. As discussões foram dividas em cinco eixos: desenvolvimento produtivo, científico e tecnológico; infraestrutura e logística; segurança pública; saúde e proteção social; educação e cultura.

Entre as principais reivindicações pautadas no eixo sobre a saúde está a implantação da Rede de Urgência e Emergência que pretende atender toda a macrorregião. O Vereador Marcos Nunes participou deste debate e explicou que “os objetivos desta rede vão desde a atenção básica até serviços de grande complexidade”. Ainda sobre as pautas da saúde foram levantadas as necessidade de implantação da Rede Cegonha, destinada para atenção à saúde materno-infantil, e o credenciamento do serviço de radioterapia no Hospital Nossa Senhora Das Dores, em Ponte Nova.

Vereadores participam da 2ª etapa do Fórum Regional de Governo2

Já a Presidente da Casa e representante do Executivo no evento, integrou o grupo que analisou as propostas na área da educação, cultura e patrimônio histórico e também no fórum de discussão sobre segurança pública.

De acordo com Marilange, “as prioridades do município de Viçosa no âmbito da educação que ganharam destaque foram a criação da Superintendência Regional de Educação, tendo em vista que é uma cidade pólo da microrregião e a necessidade do Governo Estadual assumir os custos do transporte escolar para as escolas estaduais; hoje a contrapartida do estado de Minas é de apenas 20%”.

No fórum sobre segurança pública, Marilange defendeu “a ampliação do Proerd para os alunos do 7ª ano do ensino fundamental; a extrema necessidade da implantação da Regional da Policia Civil bem como de um batalhão da Polícia Militar, além de um maior apoio do Governo Mineiro em relação a infraestrutura para o funcionamento dos órgãos de segurança pública, que é de responsabilidade do Estado e o município vem arcando para que o trabalho se faça eficaz”.

“Considero o Fórum como um momento muito importante e há um anseio dos Poderes Legislativo e Executivo para que as prioridades do município sejam atendidas. Sabemos que não são realizações a curto prazo, mas precisamos começar a programá-las”, destaca Marilange.

Viçosa também contou com representantes em cada sala de discussão, afim de assegurar as prioridades do município. Na 2ª etapa do Fórum ficaram definidos 25 membros para o Comitê de Planejamento Territorial (COMPLETE), que vai acompanhar junto ao Governo do Estado de Minas Gerais os encaminhamentos dos problemas levantados. O evento é uma iniciativa do Governo do Estado em parceria com a Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG).

Texto: Fernando Cézar

Revisão e foto: Mônica Bernardi