Parlamento Jovem realiza debate sobre temas para 2016

por vca — publicado 16/10/2015 17h39, última modificação 11/03/2016 09h08
16/10/2015

A tarde da sexta-feira (16) foi de intenso debate entre os alunos participantes do Parlamento Jovem Viçosa 2015. Com vistas à prática do exercício da cidadania, os alunos discutiram sobre os temas a serem votados para o projeto no ano de 2016. Foram três temas sugeridos pelaCoordenação Estadual e pela Área de Consultoria da Assembleia Legislativa Minas Gerais (ALMG): Governança Democrática, Inclusão Social das Pessoas com Deficiência e Mobilidade Urbana.

Após o momento de reflexão e debate, os alunos optaram pelo tema “Inclusão Social das Pessoas com Deficiência”, para ser defendido na Plenária Estadual do Parlamento Jovem de Minas Gerais, que será realizada no dia 23 de outubro na ALMG. De acordo com a monitora Talita Flores, de Viçosa, o tema foi discutido em uma perspectiva referente “a luta pela inclusão, combate ao preconceito, além do respeito e da valorização da diversidade. Sempre pensando em ações que darão oportunidades as pessoas com deficiência para participarem mais da vida em comunidade”.

A Coordenadora Pedagógica da Escola do Legislativo, Michelle Dias, destacou que “esse encontro proporcionou aos alunos um aprofundamento dos possíveis temas para o próximo ano, possibilitando ao grupo realizar o debate coletivo, compartilhar decisões e fazer parte do processo de escolha do tema para 2016”.

Em sua 12ª edição, o Parlamento Jovem é um projeto desenvolvido pela ALMG em parceria com a PUC Minas. Neste ano, em Viçosa as Escolas Estaduais José Lourenço de Freitas e Doutor Raimundo Alves Torres (Esedrat) e o Colégio Ágora estão participando do projeto. Dentro das atividades do projeto acontecem reuniões dos estudantes em suas cidades para discutir propostas relacionadas à temática do ano, Planária Municipal e Regional, conclusão das propostas com a Plenária na Assembleia e entrega do documento final à Comissão de Participação Popular.

Texto e foto: Fernando Cézar

Revisão: Mônica Bernardi