Vereadores discutem a crise hídrica em Viçosa

por vca — publicado 21/10/2015 11h26, última modificação 11/03/2016 09h08
21/10/2015

A discussão da crise hídrica na cidade de Viçosa foi retomada pelo plenário na reunião da terça-feira (20). Os vereadores abordaram o gasto excessivo dos recursos hídricos em festas, o antigo descaso com os recursos hídricos do município e a estrutura organizacional do Serviço Autônomo de Água e Esgoto (SAAE).

Durante a reunião foi lido o Decreto nº 4.891/2015, do Prefeito Ângelo Chequer, que determina restrições ao uso de água na cidade.  Para o Vereador Helder Evangelista (Cherinho) (PHS), o Executivo tomou medidas necessárias com o Decreto. “Parabenizo o Prefeito pelo Decreto, que determina que as festas possam ter no máximo 600 pessoas e proíbem festas com lamas, tintas, espuma e outros. Não podemos ficar gastando tanta água com festas em meio a crise hídrica”.

O Vereador Alexandre Valente (Xandinho do Amoras) (PSD) se mostrou indignado com o “descaso de organizadores e do município pela liberação de uma festa no último final de semana que utilizou pós coloridos. Em conversa com algumas pessoas que foram ao evento, fui informado de que demoraram de 30 minutos a uma hora debaixo do chuveiro, isso é um absurdo”.

Para o Vereador Marcos Nunes (PT), a preocupação com os mananciais deveria ter acontecido anteriormente. ”Desde o inicio dos anos 2000 que a preocupação com o Ribeirão São Bartolomeu é demonstrada, mas foram feitas poucas ações efetivas para a recuperação do mesmo”. O Vereador Sávio José (PT) também relembrou de campanhas feitas na cidade.

O Vereador Paulo Roberto Cabral (Paulinho Brasília) (PPS), falou sobre a possível paralisação das aulas na UFV a fim de reduzir o consumo da água do município.  Ele informou que, em seu programa de rádio, conversou com “a Reitora Nilda de Fátima e ela descartou a esta ideia. De acordo com a Reitora não há a possibilidade das aulas serem canceladas neste momento”.

Mudança no SAAE

Ainda na reunião da terça-feira (20), foi lida a Portaria de nº 510/2015, de autoria do Prefeito Ângelo Chequer que determina a nomeação do Rodrigo Teixeira Bicalho para o cargo de Diretor de Limpeza e Conservação Urbana do SAAE. A Presidente da Casa, Vereadora Marilange Pinto Coelho salientou que “esta mudança foi feita pensando na melhoria do trabalho”.

O Vereador Lidson Lehner (PR) parabenizou o novo Diretor e desejou que “os serviços prestados pelo SAAE possam ter uma melhoria significativa e possam atender, efetivamente, a população viçosense”. Já para o Vereador Idelmino Ronivon (Professor Idelmino) (PC do B) “a reforma administrativa do SAAE deve acontecer com urgência. É preciso que o Executivo trate a autarquia com mais respeito e que a mesma seja operada por funcionários efetivos. Torcemos para que, cada dia, o SAAE preste um serviço melhor”.

Paulinho Brasília também parabenizou o Executivo pela decisão, destacando que acredita no bom trabalho que o novo diretor irá desempenhar.  Além disso, o Vereador informou que, a partir desta semana, a fiscalização contra quem está lavando calçadas e carros será mais pesada e que moradores devem reduzir imediatamente o consumo de água.

Ainda no final da reunião ordinária, o Vereador Paulinho Brasília pediu ao Departamento Legislativo a elaboração de um Requerimento solicitando a vinda do Prefeito Municipal Ângelo Chequer e do Secretário de Governo, Luciano Piovesan, na próxima semana para explicações das novas medidas implantadas no município em relação à falta de água.

Texto e foto: Fernando Cézar

Revisão: Mônica Bernardi