Falta de energia elétrica na zona rural é debatida na Câmara

por vca — publicado 16/12/2015 11h31, última modificação 11/03/2016 09h08
16/12/2015

Na reunião Ordinária da terça-feira (15), os Vereadores levantaram a discussão sobre a recorrente falta de energia elétrica na zona rural de Viçosa. O Presidente da Comissão de Direitos Humanos, Cidadania, Prevenção e Segurança Pública, Vereador Luis Eduardo Figueiredo Salgado (Cebolinha) (PDT), iniciou a discussão apontando os prejuízos causados pelo não fornecimento de energia e pelo descaso por parte da Companhia Energética de Minas Gerais (CEMIG). O Vereador Paulo Roberto Cabral (Paulinho Brasília) (PPS) também se manifestou contra a inoperância da Companhia frente aos problemas da zona rural do município. Já o Vereador Helder Evangelista (Cherinho) (PHS) ressaltou que a CEMIG também tem falhas relativas à iluminação pública urbana.

De acordo com o Vereador Luis Eduardo diversas comunidades rurais estão com constante falta de energia elétrica, ele informou que a comunidade rural do Espinhão há seis dias sofre com este problema, outras comunidades rurais também estão passando pela mesma situação, como as comunidades dos Portugueses e do Paraíso. “As interrupções são causadas devido as fortes chuvas acompanhadas de raios. A CEMIG está com grande parte dos funcionários de greve, sabemos que o fornecimento de energia elétrica é um dos serviços essenciais. Deste modo, os produtores rurais estão saindo prejudicados, por não poder refrigerar e conservar os seus produtos, especialmente, o leite. Além disso, muitas propriedades possuem apenas poços de água semi-artesianos ou artesianos que dependem de bomba hidráulica para a captação e outros estão perdendo medicamentos que devem ser mantidos na geladeira, como a insulina. A CEMIG está deixando a zona rural do nosso município em um verdadeiro estado de caos, por isso, como Presidente da Comissão de Direitos Humanos fiz um encaminhamento ao Poder Público e indiquei aos moradores que entrassem com uma ação no Ministério Público”, informou o Vereador.

Segundo o Vereador Paulinho Brasília, ele tem recebido diversas reclamações dos moradores das comunidades sobre a falta de energia e que a CEMIG e empresas terceirizadas não estão conseguindo suprir as demandas. “Muitas vezes quando ligam na CEMIG, a Companhia está jogando a responsabilidade para a Prefeitura Municipal de Viçosa (PMV), mas isso foi acertado na Justiça, a empresa possui responsabilidades que não devem ser transferidas ao Poder Executivo Municipal”, destacou Paulinho.

O Vereador Helder salientou que também na área urbana a CEMIG não vem cumprindo com seus compromissos há algum tempo, principalmente no que tange à iluminação pública. “Solicitações de troca de lâmpada queimada na via pública estão demorando de duas a três semanas para serem atendidas. A CEMIG passa as demandas para as empresas terceirizadas e essas não fazem o serviço, este ano houve grande aumento da taxa de energia e a Companhia não está prestando seu papel como devido”, afirmou o Helder.

Texto e foto: Fernando Cézar

Revisão: Mônica Bernardi