Impacto das chuvas é discutido por Vereadores

por vca — publicado 09/12/2015 16h55, última modificação 11/03/2016 09h08
09/12/2015

Os Vereadores da Câmara Municipal de Viçosa falaram, durante a reunião Ordinária da terça-feira (08), sobre alguns problemas estruturais relacionados às intensas chuvas que antecederam o fim de semana. O Vereador Lidson Lehner (PR) foi o primeiro a trazer o assunto, lamentando sobre os prejuízos que alguns cidadãos viçosenses tiveram em relação à tempestade, vento forte e queda de árvores.

Lidson falou também sobre um caso presenciado por ele pouco tempo antes da reunião. “Passei por um engarrafamento próximo a rua dos Passos, e conversei com o Chefe do Departamento de Defesa Civil, Rodrigo Cardoso de Souza, que me informou que a água estava invadindo algumas casas. Um casal de idosos teve sua casa atingida pelas águas, no entanto eles estavam resistentes para sair do imóvel”, explicou o Vereador.

Já o Vereador Marcos Nunes (PT) falou sobre o impacto da chuva na Zona Rural. “Quando você deixa de ir a uma aula, fica uma deficiência no conteúdo. Estou falando isso pois, todos os anos, em época de chuva, os ônibus escolares não vão até a Zona Rural. Essas crianças, esses estudantes, estão tendo seu direito violado!”, disse Marcos.

Por meio da Indicação nº 673/2015, o Vereador Idelmino Ronivon da Silva (Professor Idelmino) (PC do B), solicitou que seja feito um estudo de viabilidade da reforma da infraestrutura da rede pluvial na rua Santana e adjacências, troca de manilhas e caixas de retenção de água. O Vereador esteve no local e conversou com moradores sobre este assunto. “Naquele local tem até mesmo uma tampa de retenção de caixa que consegue ser levantada pela pressão da água da chuva”. Com relação ao assunto, o Vereador Marcos Nunes pontuou também a questão política que envolve o asfaltamento nas cidades.

De acordo com a Vereadora Maria Heloísa Gomes dos Santos (Heloísa da Policlínica) (PHS), os moradores do Córrego São João também foram atingidos pelas fortes chuvas dos últimos dias. “A Companhia Energética de Minas Gerais (CEMIG) não atendeu aos moradores quando estes solicitaram o religamento da energia no local. Existe naquela localidade um morador que depende de aparelho de oxigênio que funciona a base de energia elétrica”, apontou a Vereadora. O Vereador Edenilson José Oliveira (PMDB) também citou o caso dos moradores desta comunidade, e informou que eles realizaram Boletim de Ocorrência (B.O.) para oficializar a situação.

Texto: Anna Gabriela Motta

Foto: Anna Gabriela Motta e Fernando Cézar