Profissionais de saúde recebem reconhecimento público

por vca — publicado 14/12/2015 11h02, última modificação 11/03/2016 09h08
14/12/2015

Por meio do Requerimento nº 055/2015, de autoria do Vereador Idelmino Ronivon (Professor Idelmino) (PC do B), a Câmara Municipal realizou Sessão Solene para reconhecimento público da profissão de Enfermeiro, Técnico de Enfermagem e Agente Comunitário de Saúde. O evento aconteceu na tarde da quinta-feira (10), no Plenário da Casa Legislativa.

Para o Vereador Idelmino, este reconhecimento público é importante para dar visibilidade a esses profissionais. Receberam o certificado mais de 100 enfermeiros, técnicos e agentes de todos os postos do Programa de Saúde da Família (PSF) de Viçosa.

Foram convidados para compor a mesa diretiva dos trabalhos, presidida pelo Vereador autor do requerimento, as seguintes autoridades: o Secretário de Saúde de Pedra do Anta, Marcus Antônio Amarante Viana Schittini, representando o Conselho de Secretários Municipais de Saúde (COSEMS), o enfermeiro Marcos Antônio Garcia Vieira, Coordenador da Comissão de Prevenção do Conselho Regional de Enfermagem (COREN), o Vereador de São Lorenço, Ricardo di Mattos, a Presidente do Conselho Municipal de Políticas sobre Drogas de Viçosa (COMAD), Patrícia de Fátima Pinto, representando a Secretaria Municipal de Saúde, Pauliana Garcia, e a Diretora do COREN, Adriana Pinheiro.

Também participaram do evento os Vereadores Geraldo Deusdedit Cardoso (Geraldinho Violeira) (PSDC), Helder Evangelista (Cherinho) (PHS) e Lidson Lehner (PR). Durante sua fala os Vereadores parabenizaram aos agentes pelo trabalho, destacando a importância deles para a sociedade. “Andando pelos PSFs a gente pode acompanhar o trabalho árduo e bem desenvolvido desses profissionais”, destacou Helder.

Profissionais de saúde recebem reconhecimento público  3

Execução do Hino Nacional Brasileiro e Hino de Viçosa

Além do reconhecimento público, durante o evento ocorreu à entrega simbólica do certificado do curso “Caminhos do Cuidado”, sobre saúde mental e prevenção do crack, álcool e outras drogas, e a deflagração da campanha em Viçosa “Cerveja também é álcool”. A campanha propõe a alteração do parágrafo único do artigo 1º da Lei Federal n° 9.294/1996, para que as restrições à publicidade passem a abranger todas as bebidas com graduação alcoólica igual ou superior a 0,5 graus Gay-Lussac. Atualmente a restrição só é aplicada às bebidas com teor alcoólico superior a 13 graus.

Em sua fala final o Vereador Idelmino destacou a importância da participação política. “Nós enquanto profissionais temos que ocupar nossos locais de decisão. Entre vocês podem ter lideranças que no futuro estarão lutando ainda mais em prol da categoria de vocês”, destacou Idelmino.

Texto e fotos: Anna Gabriela Motta

Revisão: Mônica Bernardi