Acompanhamento de alunos com necessidades especiais é discutido na Casa

por vca — publicado 24/02/2016 14h36, última modificação 11/03/2016 09h08
24/02/2016

A importância de profissionais especializados para atender estudantes com necessidades especiais foi tema de discussão entre os Vereadores. Foram feitas duas Indicações em relação ao assunto, aprovadas na reunião Ordinária da terça-feira (23).

De acordo com o Vereador Geraldo Luis Andrade (Geraldão) (PTB), que conversou com a Secretária de Educação Melide Paoli, existem 65 estudantes que necessitam deste atendimento, e que, segundo a Secretária, “ainda nesta semana já serão solucionados 54”.

O Vereador Sávio José (PT), por meio da indicação n° 051, solicitou que fosse informado a Casa se o Centro Educacional Dr. Januário de Andrade Fontes possui profissionais capacitados para atender estes alunos. O Sávio explicou que foi procurado por alguns pais de estudantes em relação a estes profissionais especializados. “O novo panorama informado pelo Vereador Geraldão é positivo, mas nosso objetivo é que todos sejam atendidos. Uma criança sem o acompanhamento adequado compromete muito seu desenvolvimento”.

A Presidente da Câmara, Vereadora Marilange Santana Pinto Coelho (PV) informou que o projeto de lei que trata da contratação de interprete para trabalhar com crianças com deficiência auditiva já se encontra na Casa Legislativa e está sendo estudado pelas Comissões Permanentes da Câmara. Além disso, a Presidente solicitou ao Departamento Legislativo que prepare um oficio solicitando esclarecimentos sobre a questão, para que a resposta da Secretária seja lida em reunião.

Durante sua fala o Vereador Idelmino Ronivon (Professor Idelmino) (PCdoB) pediu que fosse oficializada uma Indicação pedindo a contratação emergencial para atender a essa demanda. Idelmino disse ainda sobre a importância do atendimento adequado “pois, o que deveria ser uma inclusão passar a ser exclusão”.

Também relacionado à inclusão e acessibilidade, o Vereador Geraldão fez uma Representação solicitando ao Diretor Presidente da Fundação de Rádio e Televisão Educativa e Cultural de Viçosa (FRATEVI) Rennan Lanna Martins Mafra, que a TV Viçosa passe a disponibilizar em sua programação um intérprete de LIBRAS.

Texto e foto: Anna Gabriela Motta