Câmara participa de Mobilização nacional contra o Aedes Aegypti

por vca — publicado 15/02/2016 09h46, última modificação 11/03/2016 09h08

Na sexta-feira (12), a Presidente da Câmara Municipal de Viçosa, Vereadora Marilange Santana Pinto Coelho Ferreira (PV), se reuniu na Universidade Federal de Viçosa (UFV), com representantes das entidades de educação do município e da UFV, para traçar os planos e as metas que serão aplicadas na cidade durante a campanha Zika Zero. A mobilização é uma iniciativa do Governo Federal por meio do Ministério da Educação e Cultura (MEC).

O pacto da educação contra o mosquito reúne organizações de todo o país, com o objetivo de reduzir o índice de infestação por Aedes Aegypti para menos de 1% nos municípios até o final de junho. Em Viçosa, as estratégias principais veem do diálogo horizontal entre a Universidade, as Escolas, a Prefeitura Municipal de Viçosa e a Câmara Municipal de Viçosa.

“A Câmara Municipal está ativa na campanha e, além de apoiar as instituições de ensino na conscientização da população, se compromete a cobrar e fiscalizar que a Lei Municipal de combate ao Aedes Aegypti seja cumprida. Vamos unir nossas forças em prol dessa causa.”. Declarou a Presidente da Câmara Vereadora Marilange.

O mosquito Aedes Aegypti e as doenças por ele provocadas - Zika Vírus, Febre Chikungunya e a Dengue – tem preocupado a sociedade. Com os números crescentes de incidência por todo o país, o Governo Federal tomou a iniciativa de usar a educação como meio de envolver a sociedade no combate ao vetor. A estratégia é usar a abrangência das redes federal, distrital, estaduais e municipais de educação, convocando representantes de entidades ligadas à educação básica, tecnológica e superior para participar da campanha Zika Zero e divulgar informações sobre as formas de extermínio do mosquito e identificação das doenças.

Entre os planos traçados para a causa, são três as frentes de trabalho: mobilização e combate ao mosquito, atendimento às pessoas e desenvolvimento tecnológico, de educação e pesquisa. As ações previstas também contam com a distribuição de material educativo a mais de 2,7 milhões de professores e gestores da educação básica, e a assinatura do Pacto da Educação Brasileira contra o Zika, quando secretarias estaduais e municipais de educação se comprometerão com a campanha Zika Zero.

Texto e foto: Lidiany Duarte