Convidados falam sobre combate ao Aedes Aegypti

por vca — publicado 17/02/2016 09h35, última modificação 11/03/2016 09h08
17/02/2016

Na reunião Ordinária da terça-feira (16), a Câmara Municipal de Viçosa recebeu o assessor especial da Pró-reitoria de Extensão e Cultura da Universidade Federal de Viçosa (UFV), Professor Diogo Tourino de Sousa, e o Secretário Municipal de Governo, Luciano Piovesan, a convite da Mesa Diretora. O objetivo era apresentar ações que estão sendo realizadas na cidade para combater o mosquito Aedes Aegypti, transmissor da dengue, febre Chikungunya e Zika.

O professor Diogo apresentou a campanha Zika Zero, que uniu UFV, Prefeitura e Câmara. “A campanha do Ministério da Educação e Cultura (MEC) tem como foco os estudantes. Convencendo as crianças e os jovens, conseguiremos atingir os pais. Os dados são alarmantes, precisamos que toda a população se mobilize”, disse Diogo.

A Presidente da Câmara, Vereadora Marilange Santana Pinto Coelho Ferreira (PV), falou sobre a caminhada que acontecerá na sexta-feira (19), com a participação de autoridades do Legislativo, Executivo e da UFV. “Montamos 27 equipes de trabalho para trabalhar em toda a rede municipal, estadual e em algumas instituições da rede privada.”, explicou a presidente.

Em sua fala, o Secretário de Governo, que está à frente das ações do Executivo na causa, reforçou que a época de chuva e calor é propícia para a proliferação do mosquito. “Viçosa tem uma situação específica. Em março estaremos recebendo cerca de 15 mil estudantes, de diversas cidades do país e até mesmo do exterior, com menos ou mais casos das doenças”, salientou Luciano. Ele informou que a Prefeitura promoveu uma reunião com Secretarias, Defesa Civil e outras entidades de Viçosa e região para traçar como seria o trabalho. “Durante o ano de 2015 foram 209 notificações de dengue em Viçosa, com 114 confirmações. Tivemos um de Chikungunya e nenhum de Zika. Neste ano, de janeiro até ontem foram 211 casos notificados.”, alertou.

Como ações emergenciais, a Prefeitura irá realizar a contratação por 90 dias de 30 agentes de endemias, ampliando o quadro para 66 trabalhadores. O Serviço Autônomo de Água e Esgoto (SAAE) e a Defesa Civil montou um calendário de mutirão de limpeza nos bairros com maior número de casos.

Durante sua fala a Presidente Marilange falou da importância do cumprimento das leis municipais. “Temos a Lei 2.34/2010, voltada ao mosquito em questão, mas também no Código de Posturas do Município é falado sobre a importância do cuidado com os lotes. O Código determina que a Prefeitura possa entrar e fazer o serviço de capina, mas cobrar uma multa do proprietário. Nós vamos ter que fazer a lei. Quem tem um lote, ou vai precisar cuidar dele, ou é melhor vende-lo para que ele não cause problemas para a sociedade”, reforçou.

Os Parlamentares se manifestaram sobre o assunto, reinterando a necessidade de agir de forma rápida contra o mosquito. O Vereador Sérgio Norfino (PSDB), Presidente da Comissão de Saúde e Assistência Social, parabenizou a iniciativa de usar a educação como meio de informar a população. “As pessoas precisam ser orientadas, e nós temos que nos engajar com fervor”.

Os Vereadores Carlitos Alves dos Santos (Meio Kilo) (PDT), Vice-presidente da Câmara, Helder Evangelista (Cherinho) (PHS), Secretário da Mesa Diretora, e Idelmino Ronivon (Professor Idelmino) (PC do B) fizeram Indicações ao Executivo para que pudessem ser feitas capinas em diversos locais de Viçosa, visando diminuir os focos do Aedes Aegypti.

Texto e foto: Anna Gabriela Motta