Vereadores participam de mobilização nas escolas contra o Aedes

por vca — publicado 22/02/2016 11h57, última modificação 11/03/2016 09h08
22/02/2016

Na sexta-feira (19) uma grande mobilização aconteceu em Viçosa e em todo Brasil. Autoridades municipais e da Universidade Federal de Viçosa (UFV) participaram da mobilização Zika Zero em escolas da cidade. Os Vereadores formaram equipes com os funcionários da Casa Legislativa e visitaram colégios da rede pública e privada durante toda a manhã.

Seguindo a proposta do Ministério da Educação e Cultura (MEC), as Vereadores, Secretários Municipais, Reitoria e Pró-reitorias da UFV visitaram escolas para falar sobre o combate ao mosquito Aedes aegypti, responsável pela transmissão da dengue, febre Chikungunya e Zika vírus. A ideia é que cada uma das crianças leve a mensagem para seus lares e seus vizinhos, atingindo assim um maior número de pessoas.

A Presidente da Câmara, Vereadora Marilange Santana Pinto Coelho Ferreira (PV), visitou a Escola Estadual Madre Santa Face, e conversou com os alunos das turmas de 1°, 4° e 5° ano do Ensino Fundamental. “O objetivo neste momento é conscientizar sobre a importância de não permitir que o mosquito se reproduza. Nós precisamos eliminar os possíveis criadouros”. A Presidente falou ainda sobre a gravidade da situação, convidando-os a fazer parte da causa. “Vocês precisam nos ajudar a fazer com que os pais de vocês e os vizinhos percebam que é necessário agir. Quando eles perceberem que vocês são agentes contra o mosquito, vão ser impactados”. Logo após este momento, os alunos das quatro turmas de 5° ano saíram para uma caminhada, distribuindo panfletos explicativos sobre o combate ao mosquito e dialogando com os moradores comerciantes do entorno da escola.

Vereadores participam de mobilização nas escolas contra o Aedes 2

Durante a ação as equipes encontraram possíveis ambientes de proliferação do mosquito. Estes foram registrados e serão feitos os devidos encaminhamentos. Na próxima sexta-feira (26), as escolas receberão novamente as equipes de trabalho. Desta vez os alunos do turno da tarde receberão as esquipes e sairão em caminhada contra o Aedes.

Texto: Anna Gabriela Motta