Realidade da população negra é tema de Tribuna Livre

por Assessoria de Comunicação publicado 11/05/2016 11h38, última modificação 11/05/2016 11h38
11/05/2016

Com o objetivo de falar sobre a conjuntura atual do negro na sociedade e convidar para um evento sobre o tema, o Presidente da ONG Atitude Afirmativa, Juvenal Araújo, ocupou a Tribuna na reunião Ordinária da terça-feira (10).  Os Vereadores Geraldo Luis Andrade (Geraldão) (PTB) e Sávio José (PT) também comentaram o assunto.

Após a assinatura da Lei Áurea, em 13 de maio de 1988, a data é lembrada como o Dia da Abolição da Escravatura no Brasil. Para Juvenal, “a data é importante não para comemorar, pois a história da abolição da escravatura é falsa, mas para que possamos mostrar a realidade do negro no Brasil e discutir avanços”. Ainda em sua fala o Presidente da ONG apresentou dados sobre a atual realidade da população negra no país. “Em nosso país, 52% da população é negra, mas ainda existe invisibilidade principalmente nos cargos de poder. A cada 4 jovens assassinados, 3 são negros. Em casos de feminicídio, que é o assassinato de mulheres,  nos últimos 10 anos, 65% dos casos são de mulheres jovens, pobres, negras e das periferias. Quando pensamos na questão salarial percebemos que o negro recebe cerca de 36% a menos. Esses dados são alarmantes e precisam ser debatidos”.

Pensando nesta discussão, na sexta-feira (13) será realizado um evento no Plenário da Casa Legislativa, uma iniciativa da Prefeitura Municipal de Viçosa, por intermédio da Secretaria de Cultura, Patrimônio Histórico e Esportes. “Teremos a presença do Historiador José do Carmo, de Ubá, que irá falar sobre a história do negro na região, e iremos abordar um pouco sobre os avanços e as políticas públicas não só em Viçosa, mas no Brasil como um todo”. Após as 20h haverá uma atividade cultural na Praça Silviano Brandão, trazendo movimentos culturais relacionados à cultura negra.

Ainda na tarde da terça-feira, o Vereador Geraldão e o Vereador Paulo Roberto Cabral (Paulinho Brasília) (PTC) participaram de uma reunião no gabinete do Prefeito Ângelo Chequer (foto), onde foram convidados a representar a Casa Legislativa oficialmente no evento. O Vereador Geraldão, Presidente da Comissão de Cultura, Turismo, Esporte e Juventude da Câmara, também comentou sobre a questão racial durante a reunião Ordinária e reforçou o convite aos Vereadores e à toda a população.

Realidade da população negra é tema de Tribuna Livre

O Vereador Sávio José, aproveitando o assunto da discussão sobre a população negra, retomou a importância da instituição da Política Municipal da Igualdade Racial, projeto formulado por ele e pelo Vereador Marcos Nunes (PT), com a participação de vários grupos que discutem esse tema em Viçosa. “O projeto foi aprovado na Câmara, mas recebeu o veto do Prefeito, pois essa proposta legalmente precisaria partir do Executivo. Entendo os motivos, mas reforço aqui que o Executivo poderia aproveitar até mesmo a data marcante e enviar um novo Projeto para a Casa”. O Vereador Geraldão, a título de esclarecimento, informou que na reunião realizada no Gabinete foi colocado a importância do funcionamento do Conselho. “O Prefeito pretende dar posse na próxima semana aos Conselheiros e o mais breve possível irá encaminhar o projeto que institui a Coordenadoria, como desdobramento da matéria aprovada na Casa”.

Texto e foto: Anna Gabriela Motta