Vereador apoia causa de servidores da UFV

por Assessoria de Comunicação publicado 19/05/2016 11h16, última modificação 19/05/2016 11h16

Na noite da quarta-feira (18), o Vereador Paulo Roberto Cabral (Paulinho Brasília) (PTC) esteve reunido, na Câmara Municipal de Viçosa, com os funcionários da Universidade Federal de Viçosa, terceirizados pela empresa Administração e Conservação (ADCON) EIRELI, que tem cerca de 800 contratados. Também estiveram presentes: o Vereador Lidson Lehner Ferreira (PR); o Advogado da Câmara Municipal, Randolpho Martino Júnior; e os membros da Comissão Pró-fundação do SINTRACERV (nome provisório de um novo sindicato), Sandro Caifa e Vanilson Damasceno.

Em pauta, a indignação em relação aos direitos que não foram concedidos aos servidores. O salário deles foi homologado pelo Ministério do Trabalho em março de 2016, devendo ser pago o retroativo, referente a janeiro do mesmo ano, em 10,79%, além de R$ 15,26 por dia trabalhado, de acordo com a convenção coletiva de trabalho do Sindicato dos Trabalhadores em Empresas de Asseio, Conservação e Limpeza Urbana de Juiz de Fora e Região – MG, que representa a categoria.

Durante a reunião, as principais reclamações dos terceirizados foram o desvio de função, a insalubridade que eles não recebem, salário de férias atrasado, assédio moral e que, segundo eles, são obrigados a vender dez dias das férias. Indignado com a situação dos trabalhadores, o Vereador Paulinho Brasília declarou: “Direito é direito, e deve ser concedido! Abracei essa causa e vou fazer de tudo para ajudar vocês.”.

Ficou definido que Paulinho Brasília será o representante da categoria. Ele participará de uma reunião com a Pró-reitora de Administração, com os Direitos Humanos e com a Defesa do Consumidor, apresentando a demanda. Em seguida, ele irá à empresa ADCON em Belo Horizonte, em reunião já agendada, para conversar como Parlamentar e pedir providências: “A empresa tem que honrar com os acordos conquistados pela categoria, caso contrário, o Ministério do Trabalho será acionado.”, afirmou o Vereador.

Na sexta-feira (27), haverá uma assembleia no ginásio da ASAV, ás 16h10, para votar a constituição de um novo sindicato para representar as categorias: hotéis, bares, restaurantes, condomínios, asseio e conservação, entre outros.

Texto e foto: Lidiany Duarte
Revisão: Mônica Bernardi