Vereador responde a solicitação na área da saúde

por Assessoria de Comunicação publicado 11/05/2016 12h09, última modificação 11/05/2016 12h09

O credenciamento dos serviços de oncologia no Sistema Único de Saúde (SUS) em Viçosa foi tema da Tribuna Livre durante a reunião Ordinária da terça-feira (10). Luana Comastre Fontenelle ocupou a Tribuna para falar sobre a importância do tema e cobrar o credenciamento da quimioterapia pelo SUS. Os Vereadores se mostraram solícitos a reivindicação e o Vereador Sérgio Norfino Pinto (Dr. Sérgio) (PSDB), Presidente da Comissão de Saúde e Assistência Social, deu as devidas explicações sobre o assunto.

Luana é ex-portadora do câncer de mama e luta para que as pessoas carentes, que dependem dos serviços do SUS, possam fazer o tratamento em Viçosa ao invés de terem que se deslocar para outras cidades. Segundo ela: “Eu vim aqui depois de um ano pedir novamente o apoio dessa Casa. Estive reunida com o Dr. Sérgio Norfino, que era Secretário de Saúde na época, e ele me atendeu prontamente, procurei também a diretoria do hospital São Sebastião, mas ninguém me deu um retorno efetivo sobre essa questão. Peço um retorno dos Vereadores, principalmente dos ligados a área da saúde e do Hospital São Sebastião. O assunto é grave!”, enfatizou.

A Presidente da Casa Legislativa, Vereadora Marilange Santana Pinto Coelho Ferreira (PV) pediu para que a Comissão de Saúde e Assistência Social faça um parecer e dê um retorno sobre o assunto para Luana. Pensando em melhorar o diálogo com a sociedade e dar um retorno ainda mais efetivo sobre as demandas solicitadas pela população, o Vereador Marcos Nunes (PT) sugeriu: “Podemos criar um meio mais formal para responder as demandas que a população nos solicita, para que seja oficializado até como forma de respeito, que tenha um determinado tempo para devolvermos uma resposta. Às vezes fazemos o que é pedido, mas o retorno não é dado, fica parecendo que não fizemos nada.”.

Segundo o Vereador Dr. Sérgio: “Parabenizo a cidadã por lutar por esse tema tão importante.”. Ele deu retorno sobre as ações feitas com relação ao assunto, relatando que a partir do encontro com Luana, a Secretaria de Saúde iniciou uma série de contatos e a questão foi pauta de discussão durante sua gestão como Secretário de Saúde: “O atendimento ao paciente oncológico sempre foi uma preocupação.”, afirmou.

Ainda segundo o Vereador, também aconteceu uma reunião com a administração do Hospital São Sebastião, onde foi feito o contato com o responsável Técnico do Serviço de Quimioterapia, Oncologista e Cirurgião Oncológico, Marcelo Pimenta, para conversar sobre o assunto. Também foram realizadas reuniões na microrregião de Viçosa, que também é interessada no assunto, e, por fim, o tema foi levado para a reunião da Comissão Intergestores Bipartite Regional (CIB), que tem sede em Ponte Nova, levando solicitações a Secretaria Estadual de Saúde.

Quem credencia os serviços do SUS é o Ministério da Saúde e, para isso, os serviços precisam atender a uma série de prerrogativas. Ou seja, além do Gestor Municipal, cabe também a própria instituição manifestar interesse para o credenciamento do serviço para que seja feito o Projeto. O Hospital tem o serviço de oncologia, mas precisa de outros serviços como: radioterapia, estrutura, pessoal técnico e o número certo de atendimento exigido nas prerrogativas.

Texto: Lidiany Duarte
Foto: Anna Gabriela Motta