Parlamento Jovem realiza Plenária Municipal

por Assessoria de Comunicação publicado 20/06/2016 12h10, última modificação 22/06/2016 09h13

O Parlamento Jovem (PJ) Viçosa 2016 realizou, na Câmara Municipal, durante a quinta-feira (16) e sexta-feira (17), eventos com os jovens participantes do Projeto, que este ano tem como tema Mobilidade Urbana. O debate nos Grupos de Trabalho (GTs) reuniu os estudantes para elaborar as propostas para a Plenária Municipal realizada na sexta, onde elas foram apresentadas e votadas. Durante a Plenária, das dezessetes propostas elaboradas, os estudantes retiraram nove que já compõe um documento oficial que será entregue a Presidente da Casa Legislativa, Vereadora Marilange Santana Pinto Coelho Ferreira (PV) que seguirão para a etapa Regional, que acontecerá em Viçosa, que é a cidade sede do Polo II, que congrega as cidades de Paula Cândido, Ubá e Visconde do Rio Branco.

O Parlamento Jovem é um projeto da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG), por intermédio da Escola do Legislativo, em parceria com a PUC Minas, e está em sua 12ª edição. Após a Plenária Municipal as propostas são levadas a Plenária Regional e encaminhas para a etapa estadual, na ALMG.

Estiveram presentes, compondo a Mesa Diretiva: a Presidente da Câmara, Vereadora Marilange Pinto Coelho (PV); o Vereador e Coordenador do Projeto no município de Paula Cândido, Aguinaldo Coelho de Almeida; o Coordenador Geral da Escola do Legislativo da Escola do Legislativo, Vereador Luis Eduardo Figueiredo Salgado (Cebolinha) (PRTB); a Coordenadora Pedagógica da Escola do Legislativo, Michelle Dias; a Professora Responsável pelo Projeto na Escola Estadual Dr. Raimundo Alves Torres (ESEDRAT), Carla Vieira Dias Ferraz. O Coordenador Técnico da Escola do Legislativo, Vereador Marcos Nunes (PT), o Vereador Lidson Lehner (PR) e o Prefeito Municipal Ângelo Chequer também compareceram ao evento.

Na tarde da quinta-feira os alunos foram divididos para as discussões dentro dos seguintes subtemas: Mobilidade, Participação e Controle Social; Trânsito e Transporte; Infraestrutura. Durante a Plenária Municipal, as propostas formuladas foram analisadas em conjunto e delas foram retiradas as nove que seguem para a Etapa Regional.

Segundo a Presidente da Casa: “O PJ foi a menina dos olhos do Vereador Luis Eduardo e é a minha menina dos olhos. É o Projeto pelo qual tenho mais carinho. Espero que vocês cheguem na Etapa Estadual com força total para representar Viçosa.”. O Vereador Luis Eduardo ocupou a Tribuna para contar uma história motivacional de incentivo aos jovens. Também na Tribuna, o Vereador Marcos Nunes declarou: “Não temos outra maneira de resolver os nossos problemas que não seja a política, mas, para isso, precisamos fazer da política um espaço para a democracia.”, e ele ainda salientou: “O assunto é muito rico e a discussão sobre ele tem muito a ajudar a nossa cidade.”.

De acordo com o Prefeito Municipal: “Precisamos acreditar na juventude. Fico feliz com esse Projeto, que nos trás esperança de dias melhores. A política precisa de renovação, aqui é um laboratório de ideias que podem contribuir para Viçosa com relação ao tema. É bom ouvir as opiniões de vocês, elas têm muito a somar com os nossos Projetos.”.

Após a abertura, foi iniciada a Plenária com os estudantes das escolas participantes. Para dirigir a sessão, ocuparam a Mesa Principal: a Presidente do PJ Viçosa 2016, Mellanie Cristine dos Santos Ramos; o Relator, João Paulo Rivelli Chaves; a Coordenadora do subtema 1, Amanda Fidelis de Oliveira; a Coordenadora do subtema 2, Thaiane Silva Alves; a Coordenadora do Subtema 3, Ana Luiza de Faria Silva.

Os alunos fizeram considerações sobre como foi o desenvolvimento das atividades até o momento. Segundo Amanda: “O PJ desconstrói a ideia de que política é só corrupção”. Já para Thaiane o que marcou foi: “O interesse do grupo por um mundo mais acessível”. E de acordo com Ana Luiza: “O PJ promove um debate saudável e a troca de conhecimento de forma dinâmica.”.

Entre as propostas do documento estão: destinar uma unidade móvel da polícia militar para a polícia comunitária, para atuar em praças localizadas nos centros dos municípios com mais de 30 mil habitantes; promover a obrigatoriedade da criação de um Conselho da Mobilidade Urbana em todos os municípios de Minas Gerais; tornar obrigatório a instalação de semáforos sonoros com contagem de tempo, bem como sinalizadores sonoros nos elevadores e pisos táteis em prédios públicos e comerciais, tornar obrigatório que o Corpo de Bombeiros do Estado de Minas Gerais só emita e renove alvará para comerciantes se a calçada em frente ao imóvel estiver de acordo com a Associação Brasileira de Normas Técnicas.

Por fim, a Coordenadora Pedagógica do Projeto declarou: “Fiquei muito orgulhosa com o desenvolvimento dos alunos e o empoderamento que eles conquistaram para falar sobre o assunto. Eles estão envolvidos com o tema e realizando um excelente trabalho.”.

A Etapa Regional do PJ 2016 acontecerá no dia 8 de julho, em Viçosa, com a presença dos estudantes participantes de todas as cidades do Polo da Zona da Mata II.

Texto e foto: Lidiany Duarte
Revisão: Mônica Bernardi