Vereadores participam de Seminário em Brasília

por Assessoria de Comunicação publicado 21/06/2016 10h34, última modificação 21/06/2016 10h34
21/06/2016

Buscando discutir questões relacionadas à políticas de Segurança Alimentar, os Vereadores Marcos Nunes (PT) e Sávio José (PT) participaram do Seminário com o tema “O papel do Legislativo Municipal na Política de Segurança Alimentar e Nutricional”, realizado na quinta-feira (16). O evento foi uma iniciativa da Frente Parlamentar de Segurança Alimentar e Nutricional do Congresso Nacional (FPSAN), presidida pelo Deputado Padre João, e aconteceu na Câmara dos Deputados, em Brasília.

Ao longo de todo o dia aconteceram palestras com temáticas relativas à Segurança Alimentar. Os temas de discussão das quatro palestras foram: Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE), Programa de Aquisição de Alimentos (PAA), Plano Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional (PLANSAN), e Sistema Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional (SISAN). Durante as palestras, além de explanar sobre o funcionamento e avanços de cada um dos temas, foi feita também a prestação de contas.

De acordo com o Vereador Marcos, “o Brasil tem um importante papel em relação a segurança alimentar, e diversos países utilizam o nosso modelo de trabalho”. O Vereador explicou que com o PAA, por exemplo, o Estado passa a comprar diretamente do produtor, estimulando a agricultura familiar e a alimentação regional.

Para Marcos, é preciso retomar a discussão a nível Municipal. “Desde 2003 o País constrói essa discussão de forma efetiva, com grandes avanços como a criação do PAA e do PNAE. Porém depois dessas implantações do Conselho Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional (CONSEA), o Conselho a nível Municipal diminuiu o ritmo de trabalho. O objetivo então é retomar a discussão, trabalhando na criação de uma Política Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional”.

O Vereador Sávio José reforçou a importância de eventos como esse. “É importante entender de forma ampla os programas e ações relacionadas a alimentação e nutrição no nosso País, e buscar trazer de forma efetiva e específica o tema para Viçosa”.

Texto e foto: Anna Gabriela Motta