Transporte de passageiros em dias de festa é tema de reunião

por Assessoria de Comunicação publicado 21/10/2016 09h55, última modificação 21/10/2016 09h55
21/10/2016

Na quinta-feira (20) o Vereador Paulo Roberto Cabral (Paulinho Brasília) (PTC), Presidente da Comissão de Abastecimento, Indústria, Comércio e Defesa do Consumidor, convocou uma reunião para debater o transporte de passageiros em dias de festas no município. A reunião contou com a participação do Vereador Helder Evangelista (Cherinho) (PTC), Secretário da Mesa Diretora, e de representantes dos taxistas, da Viação União e da Polícia Militar.

Preocupado com a organização do transporte para festas de médio e grande porte, Paulinho Brasília manifestou queixas da população em relação ao atraso nos ônibus de linha causado pelos ônibus especiais. A sugestão do vereador foi a criação de pontos alternativos de embarque nessas ocasiões, mas, para o Gerente Operacional José Custódio Coelho, da Viação União, pontos fora da Avenida Castelo Branco são inviáveis e afogariam ainda mais o trânsito.

O Departamento de Trânsito (Detra) foi convidado para a reunião, mas não compareceu. De acordo com a Sargento Ivone da Polícia Militar, a PM não pode se responsabilizar pela dinâmica do trânsito nas festas: “A Polícia Militar não trabalha com trânsito. O Detra precisa estar presente em todas as festas, fiscalizando”, pontuou. O representante dos taxistas, Ricardo Lima, afirmou que, sem fiscalização, a atuação dos chamados “flanelinhas” é uma prática comum nas proximidades dos eventos: “os taxistas tem que ter prioridade, é uma prestação de serviço. Sem uma área reservada ao transporte de passageiros, os flanelinhas ocupam o lugar de táxis e ônibus”.

O Vereador Helder solicitou ao Chefe do Detra, Pedro Henrique Pinheiro Neves, por telefone, que o departamento escalasse agentes para um evento que acontece na cidade na sexta-feira (21) a fim de evitar o recorrente tumulto que ocorre entre ônibus, táxis e carros particulares nas saídas das festas. “É perigoso veículos disputarem espaço no entorno das festas sem a devida demarcação, pelo Detra, de áreas reservadas a cada tipo de transporte”, apontou Cherinho.

Como encaminhamento da reunião, Paulinho Brasília fará um requerimento durante a reunião Ordinária da próxima terça-feira (25), convidando novamente os participantes da reunião e o Chefe do Departamento de Trânsito para discutir ainda mais sobre o assunto.

Texto e foto: Cleomar Marin

Revisão: Mônica Bernardi