Câmara promove “Encontros com a política”

por Assessoria de Comunicação publicado 18/11/2016 10h31, última modificação 18/11/2016 10h31
18/11/2016

A Câmara Municipal de Viçosa, por intermédio da Escola do Legislativo, em parceria com a Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) (Escola do Legislativo/ALMG), promoveu nos dias 16 e 17 o evento “Encontros com a Política”. Com o objetivo de capacitar os vereadores eleitos para gestão de 2017 a 2020, os parlamentares de Viçosa, Ervália, Guaraciaba, Ponte Nova, Porto Firme e São Geraldo compareceram ao Plenário para dois dias de aprendizado.

Cerca de 70 pessoas participaram das palestras oferecidas. A primeira, na quarta-feira 16, ministrada pelo Professor Alexandre Bossi, Consultor da ALMG e Professor da Escola do Legislativo, falou sobre “Ética, Controle e Transparência na Administração Pública”. E de acordo com o professor, ter ética no cargo público é de extrema importância já que “a sociedade tem direito a um governo honesto, obediente à lei e eficaz”, salientou.

Na quinta-feira (17) aconteceu a palestra “Poder Legislativo e Cidadania” realizada pelo Professor Antônio Calhau de Resende, também Consultor da ALMG e Professor da Escola do Legislativo. Ele destacou a relevância do Poder Legislativo no regime democrático, e ressaltou que o “vereador deve interagir constantemente com o cidadão e fortalecer a representatividade”.

Durante o mesmo dia, a Câmara Municipal ofereceu a Capacitação Interna aos vereadores eleitos e suplentes de Viçosa. Com o objetivo de que os eleitos tivessem uma visão geral da logística interna da Casa Legislativa, a equipe técnica da Câmara apresentou os departamentos e a função de cada setor.

A Presidente da Câmara, Vereadora Marilange Santana Pinto Coelho Ferreira (PV) esteve presente durante todo o evento e ressaltou que com “o aprendizado proporcionado os novos vereadores eles poderão exercer o cargo com mais confiança”.

Também estiveram presentes os Vereadores: Helder Evangelista (Cherinho) (PTC), Secretário da Mesa Diretora, e Presidente da Comissão de Obras e Serviços Públicos e Geraldo Luís Andrade (Geraldão) (PTB), Presidente da Comissão de Cultura, Turismo, Esporte e Juventude e Líder do Prefeito na Casa.

Texto: Camila Santos

Fotos: Camila Santos/Mônica Bernardi