Conselho Rural discute Plano Diretor na Câmara

por Assessoria de Comunicação publicado 03/11/2016 10h39, última modificação 03/11/2016 10h39
03/11/2016

A Vice-presidente do Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural Sustentável (CMDRS), Catarina Aparecida Rodrigues, usou a tribuna durante a reunião Ordinária da terça-feira (01) para falar sobre o Plano Diretor de Viçosa. A moradora da Comunidade do Silêncio manifestou a insatisfação do Conselho em relação ao texto atual do Plano e entregou aos vereadores propostas que, segundo ela, atenderão as demandas da população rural.

De acordo com Catarina, a versão mais recente do Plano Diretor não contempla de forma satisfatória a zona rural do município: “Estranhamos que no zoneamento, dentre as 17 zonas classificadas, a área rural ficou só com uma. O CMDRS divide essa área em 21 setores baseados e planejados nas sub bacias hidrográficas, e isso não foi destacado”, afirmou. A Vice-presidente salientou ainda que, em 2015, o Conselho entregou à equipe do Plano Diretor o Plano de Desenvolvimento Rural Sustentável elaborado pelo CMDRS. O documento foi entregue novamente aos vereadores.

A Presidente da Câmara Municipal, Vereadora Marilange Santana Pinto Coelho Ferreira (PV) disse que o apontamento veio no momento certo: “Tenho a certeza de que esse documento vem a somar. Essa mobilização é muito importante para as discussões e votação do Plano”, declarou. Os membros da Comissão do Plano Diretor, Vereadores Lídson Lehner (PV) e Marcos Nunes (PT) também se manifestaram sobre o assunto.

Lídson afirmou que participou da formulação do documento com o Conselho Rural e enfatizou a participação do CMDRS: “a vinda da Catarina é muito importante para que todos os vereadores vejam que o Conselho não está calado”. Marcos Nunes disse que o Plano está sendo construído e que “não está ideal, por isso é relevante que os atores tragam seus pontos e que participem da discussão”.

Uma Audiência Pública está marcada para a próxima segunda-feira (07), às 19h, no Plenário da Câmara Municipal, a pedido do Executivo, para discutir o Plano Diretor.

Texto e foto: Cleomar Marin

Revisão: Mônica Bernardi