Reciclagem de lixo é tema de discussão na Câmara

por Assessoria de Comunicação publicado 23/11/2016 10h32, última modificação 23/11/2016 10h32
23/11/2016

Atendendo ao Requerimento nº 033/2016, de autoria do Vereador Carlitos Alves dos Santos (Meio Kilo) (PSDB), Vice-presidente da Casa Legislativa, e Presidente da Comissão de Agronegócio e Meio Ambiente, participaram da reunião Ordinária da terça-feira (22) o Diretor do SAAE, Rodrigo Teixeira Bicalho e o Diretor de Limpeza Pública, Martinho de Almeida da Silva Júnior. O tema foi a reciclagem de lixo no município.

O autor do requerimento, Vereador Carlitos Alves, deu início a discussão abordando a importância do reaproveitamento de insumos para a economia e questionou sobre a situação da coleta no município, e se há a possibilidade da junção do aterro sanitário e de uma usina de reciclagem. 

O Diretor do SAAE respondeu aos questionamentos enfatizando que a participação do cidadão é de extrema importância para a construção de uma cidade limpa. De acordo com Rodrigo, há pessoas que contribuem para a coleta seletiva, mas que um “grande gargalo que temos é em relação à coleta tradicional que redefinimos nos últimos meses”. Sobre a construção da usina, o Diretor afirmou, “temos condição de fazer uma usina eficiente, com uma quantidade elevada de material, junto ao aterro sanitário”. 

Em sua fala, Martinho salientou sobre as usinas de reciclagem da cidade que além de contribuírem com o serviço do SAAE, empregam pessoas. Ele também ressaltou que os coletores estão sendo treinados para manterem os espaços de coleta limpos, e que o importante é a conscientização da população já que mesmo com uma ampla divulgação dos novos horários de coleta as pessoas colocam lixo em qualquer momento ao longo do dia e que essa mudança foi necessária para a otimização do tempo e dos caminhões utilizados. 

Também comentou o assunto o Vereador Marcos Nunes (PT), Presidente da Comissão de Finanças e Orçamento, que questionou se o SAAE segue o Plano Nacional de Saneamento Básico e de que forma a taxa de resíduo sólido cobrada aos moradores é utilizada pela empresa. 

Rodrigo respondeu ao vereador, afirmando que a empresa segue o Plano e sobre a taxa “esse ano estamos com a situação de um pequeno superávit e uma série de demandas para investimentos”. 

Outro ponto abordado foi a retirada de contêineres em alguns pontos da cidade.  O Vereador Geraldo Luís Andrade (Geraldão) (PTB), Presidente da Comissão de Cultura, Turismo, Esporte e Juventude, questionou se houve alguma campanha publicitária e qual o resultado dessa ação para o SAAE. De acordo com Rodrigo, os contêineres se tornaram algo insustentável, por falta de cuidado do manuseio de coletores e cidadãos e que campanhas de conscientização serão feitas. 

A Presidente da Câmara Municipal, Vereadora Marilange Santana Pinto Coelho Ferreira (PV), finalizou a participação parabenizando os trabalhos realizados com seriedade pelo SAAE. 

Tribuna Livre

tribuna livre reciclar

 

Reciclagem de lixo também foi tema da Tribuna Livre na terça-feira (22). O cidadão Joel Machado de Souza falou sobre o projeto Reciclar do bairro Inácio Martins. De acordo com o morador “o projeto visa a qualidade de vida” e que após cinco meses de implementação tiveram um resultado significado com grande participação popular. 

Joel ainda reforçou que a “solução para um controle melhor desses materiais é a própria comunidade fazer a gestão”. E por fim salientou que o trabalho é contínuo e deveria acontecer em outros bairros. 

Texto: Camila Santos 

Foto: Cleomar Marin 

Revisão: Mônica Bernardi