Transporte de passageiros em festa é debatido na Câmara

por Assessoria de Comunicação publicado 03/11/2016 10h34, última modificação 03/11/2016 10h34
03/11/2016

Como encaminhamento à correspondência lida na reunião Ordinária do dia 20 de setembro, no qual o taxista Ricardo Lima trouxe questionamentos acerca da organização do transporte de passageiros em uma festa tradicional e de grande porte realizada em Viçosa, e também sobre a abordagem da Polícia Militar, a Comissão de Abastecimento, Indústria, Comércio e Defesa do Consumidor, após algumas reuniões internas, convidou os representantes dos taxistas, Polícia Militar (PM) e do transporte coletivo para prestarem esclarecimentos na reunião Ordinária de terça- feira (01). 

 Por intermédio do Requerimento nº 029/2016, dos Vereadores Paulo Roberto Cabral (Paulinho Brasília) (PTC), Presidente da Comissão de Abastecimento e Helder Evangelista (Cheirinho) (PTC), Secretário da Mesa Diretora, estiveram presentes no Plenário o Presidente da Associação dos Taxistas, Sandro da Silva Joana; o Diretor da Viação União, Small Drumond; o Chefe de Departamento de Trânsito (Detra), Pedro Henrique Pinheiro Neves e os Tenentes Wallace e Samarino, da Polícia Militar. Também compôs mesa o Secretário de Governo, Luciano Piovesan.  

O Vereador Paulinho iniciou a discussão solicitando que cada representante esclarecesse como é a logística nas festas universitárias que acontecem na cidade porque “há uma insatisfação dos taxistas em relação aos procedimentos da Polícia Militar e também quanto a Viação União sobre o local em que eles podem estacionar”, questionou o vereador.

Em resposta, Sandro esclareceu que a fala do taxista Ricardo Lima não corresponde à dos taxistas e sim ele, como Presidente da Associação os representa. Com relação às festas, Sandro pede que os taxistas possam se posicionar o mais perto possível do local, para atender com qualidade “porque hoje ficamos muito longe, a gente deveria ter uma prioridade para dar evasão rápida”. Ele também reforçou o fato de que fazem um trabalho em conjunto com a Viação União para que os eventos ocorram com segurança.   

Em seguida, o Diretor da Viação União falou sobre a forma de trabalho da empresa e de sua equipe. De acordo com Small, a empresa preza pelo atendimento seguro ao usuário e que para isso a cada evento uma equipe é formada e são destinados ônibus específicos. Ele ainda ressaltou que a empresa respeita as determinações da Polícia Militar e que “em Silvestre utilizamos a nossa entrada principal para virar os coletivos”, por fim salientou “temos uma parceria com os taxistas, para que tenhamos uma boa convivência, é um fato extremamente isolado de um taxista, e não de uma equipe grande”.

Também se pronunciou o Chefe do DETRA, que esclareceu que na semana que antecipa cada evento é realizada uma reunião com a PM, Viação União, fiscalização, taxistas e organizadores do evento para ver como vai ser a logística da ocasião, e salientou a importância desses encontros “fazemos tudo conforme o que ficou decidido, claro que temos imprevistos, e nos propomos a continuar discutindo para ver o que pode ser mudado”.

Em sua fala, o Tenente Wallace frisou que a Polícia Militar age conforme combinado nas reuniões que antecipam o evento, e que o objetivo dos agentes é garantir a segurança de todos os participantes da festa. E ainda esclareceu que, o posicionamento dos táxis nos eventos é estratégico “para que todos saiam com segurança e que não deve haver qualquer tipo de mudança porque o resultado é sempre positivo”. 

Luciano Piovesan também comentou a situação. De acordo com ele, o interesse coletivo deve sobressair em relação aos interesses individuais de cada órgão e  afirmou que “a logística é feita de forma sistemática e a avaliação é recorrente, discutimos as festas anteriores para que tudo ocorra tranquilamente”.

Ao concluir as falas, o Vereador Idelmino Ronivon da Silva (Professor Idelmino) (PCdoB) Presidente da Comissão de Educação, Ciência e Tecnologia questionou sobre a fiscalização em relação ao transporte clandestino, que tem se tornando comum e é um risco para a população. Luciano respondeu ao Vereador que “as ações contra o transporte clandestino tem sido feitas com freqüência”.

A Presidente da Casa, Vereadora Marilange Santana Pinto Coelho Ferreira (PV), finalizou a discussão agradecendo a presença de todos. E ressaltou a importância de discussões como essas para que os ajustes sejam feitos, e para que não haja transtornos nos eventos e todos possam sair e chegar com segurança. 

 

 

Texto: Camila Santos

Foto: Cleomar Marin 

Revisão: Mônica Bernardi