Câmara realizará campanha de prevenção e diagnóstico de HIV e outras doenças

por Assessoria de Comunicação publicado 31/01/2017 10h24, última modificação 31/01/2017 10h24
31/01/2017

Na segunda-feira (30) a Vereadora Brenda Santunioni (PP), Presidente da Comissão de Direitos Humanos, Cidadania, Prevenção e Segurança Pública esteve na Unidade de Atendimento Especializado (UAE) para buscar informações e a parceria para uma campanha esclarecedora sobre a testagem rápida do Vírus da Imunodeficiência Humana (HIV), hepatites B e C e sífilis que será realizada nos dias 17 (sexta-feira, das 9h às 17h) e 18 (sábado, das 9 às 12h) de março, na Câmara Municipal.

A parceria entre a Escola do Legislativo da Câmara, Secretaria de Saúde e Unidade de Atendimento Especializado organizará também, nos dias que antecedem a ação (13 a 16 de março), das 12h às 17h, uma tenda para orientação, distribuição de preservativos e material de campanha em frente ao prédio da Casa Legislativa.

O objetivo da mobilização é divulgar o serviço de testagem e sensibilizar a população para a importância do diagnóstico precoce destas doenças. Segundo a enfermeira e Coordenadora da UAE, Tatiana Garcia, a testagem rápida é um exame gratuito e sigiloso que é oferecido diariamente. “A testagem consiste em uma picada no dedo para retirar uma pequena amostra de sangue. O resultado é obtido em até 30 minutos e, em caso de resultado positivo, o indivíduo já sai com uma consulta agendada com um infectologista e acompanhamento psicológico”, esclareceu Tatiana. A coordenadora ainda faz um alerta em relação ao crescimento do número de casos de pacientes com o vírus HIV e de sífilis.

Para a Vereadora Brenda, “é preciso quebrar o estigma e eliminar os constrangimentos em prol da saúde dos cidadãos”. A Unidade funciona atrás do Hospital São João Batista (HSJB), e é mantida em parceria pelo Estado e pelo Município.

Texto: Cleomar Marin

Revisão e foto: Mônica Bernardi