Vereadora participa de encontro sobre a legislação de proteção aos animais em Conselheiro Lafaiete

por Assessoria de Comunicação publicado 12/01/2017 10h45, última modificação 16/01/2017 12h01
12/01/2017

Como uma de suas primeiras ações, a Vereadora Brenda Santunioni (PP) participou na quarta-feira (11), em Conselheiro Lafaiete, de um encontro que tratou da aplicação da Lei Municipal 4.019/2006, da referida cidade, e da Lei Estadual 21.970/2016, que dispõem sobre a proteção e controle populacional de animais domésticos. O objetivo é contribuir na elaboração de uma legislação semelhante para o município de Viçosa. A palestra foi ministrada pela Vereadora lafaietense e Médica Veterinária Carla Sássi, e contou com a presença de representantes de 14 cidades da região e do Deputado Estadual Noraldino Júnior (PSC).

A Vereadora Carla Sássi falou sobre as responsabilidades do Poder Público e dos tutores na criação de cães e gatos, pautadas nas duas leis, e apresentou ações já aplicadas na cidade. Uma delas é o projeto “Quem Ama Castra”, desenvolvido pelo Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) de Conselheiro Lafaiete em parceria com a Associação Regional de Proteção Ambiental (ARPA) e com a Associação Lafaietense de Proteção Animal (ALPA). Segundo Carla, esse controle “evita a reprodução de forma indesejada, que resulta no abandono dos animais nas ruas”.

Para a Vereadora Brenda Santunioni, “a cidade de Conselheiro Lafaiete é referência estadual em proteção animal, portanto fomos buscar conhecimento em um lugar onde a experiência vem dando certo”, comentou. A proposta da parlamentar é dar suporte ao Projeto de Lei nº 061/2016, de autoria do ex-Vereador Sérgio Norfino Pinto e do Vereador Idelmino Ronivon da Silva (Professor Idelmino) (PCdoB), que cria em Viçosa a Política Municipal de Proteção aos Animais (PMPA) para regulamentar o controle de natalidade, doação e comercialização de animais domésticos.

Ainda na ocasião, o Deputado Noraldino apresentou o “Castramóvel”, projeto itinerante idealizado pelo parlamentar junto à Aliança Juizforana pela Defesa dos Animais (Ong Ajuda), que realiza a castração de animais gratuitamente por todo o Estado. De acordo com o deputado, mais de 60 cirurgias são feitas diariamente no Castramóvel. Brenda manifestou a intenção de trazê-lo à Viçosa ainda este ano: “faremos o pedido oficialmente para que o veículo venha à cidade e realize este trabalho, que é de grande importância para a saúde dos animais e da população”, declarou.

Na próxima semana, a Vereadora Brenda Santunioni cumprirá agenda junto ao Serviço Autônomo de Água e Esgoto de Viçosa (SAAE) e à Sociedade Viçosense de Proteção aos Animais (Sovipa) para estudar a viabilidade de novas iniciativas para a causa dos animais.

Texto: Cleomar Marin

Revisão e foto: Mônica Bernardi