Vereador presta homenagem à Comunidade Italiana de Viçosa

por Assessoria de Comunicação publicado 22/02/2017 16h48, última modificação 22/02/2017 16h48
22/02/2017

De autoria do Vereador Sávio José (PT), e co-autoria dos Vereadores Arlindo Antônio de Oliveira Carneiro (Montanha) (PSDB), Brenda Santunioni (PP), Edenilson José de Oliveira (PMDB) e Idelmino Ronivon da Silva (Professor Idelmino) (PCdoB), o Requerimento nº 001/2017, aprovado em Plenário, pedia que fosse realizada na reunião Ordinária da terça-feira (21), homenagem alusiva ao Dia Nacional do Imigrante Italiano. Na ocasião, uma placa foi entregue à Comunidade Italiana de Viçosa.

De acordo com o representante da comunidade, em Viçosa, Cláudio de Carvalho, em sua apresentação, os Núcleos Coloniais instalados no estado de Minas Gerais datam do período entre 1889 e 1930. Em 1915, então, era criado o Núcleo “Vaz de Melo” na ciadde. Ainda, segundo a apresentação, a primeira leva imigratória da Itália para o Brasil foi de 1870 a 1875: “Os imigrantes que aqui chegavam, trazidos pelo sonho de uma vida melhor e fugindo de conflitos na Europa, desembarcavam nos portos do Rio de Janeiro, São Paulo e Espírito Santo, vindos na maioria da Itália, outros em menor número da Espanha, Portugal e outros países da Europa”.

Para o Vereador Sávio, a homenagem é o reconhecimento de toda a construção nos mais diversos aspectos que trouxeram para a cidade: “a diversidade é a marca que constitui o povo brasileiro e o povo de Viçosa.”, salientou. E para o representante da comunidade, Cláudio, “com o pouco que trouxeram construíram muitas coisas. É justo sentirem orgulho de suas origens.”.

Os vereadores parabenizaram o colega pela iniciativa, e saudaram a Comunidade Italiana de Viçosa.

Texto: Mônica Bernardi

Foto: Edson Rocha