Aumento da passagem de ônibus é discutido na Câmara

por Assessoria de Comunicação publicado 08/03/2017 15h55, última modificação 08/03/2017 18h01
08/03/2017

Na reunião Ordinária da terça-feira (07), Júlio César Diniz ocupou a Tribuna Livre para falar sobre o aumento da passagem de ônibus aprovado pela Comissão Municipal de Trânsito (CMT). Durante a reunião o Vereador Arlindo Antônio de Oliveira Carneiro (Montanha) (PSDB), Presidente da Comissão de Trânsito e Mobilidade Urbana, que representa o Poder Legislativo na Comissão, comentou o assunto.

Em reunião realizada na quinta-feira (02), a CMT aprovou o aumento da tarifa de R$2,25 para R$2,50, com sete votos favoráveis e uma abstenção. Outros três membros da comissão se retiraram antes da votação por discordarem do andamento das discussões.

Em sua fala, Júlio César falou sobre os problemas enfrentados pelos usuários do transporte coletivo em Viçosa, serviço prestado pela Viação União. Ele relembrou que, “no reajuste feito em 2015, ficou acordado que seriam construídos 20 abrigos de pontos de ônibus e apenas 18 foram construídos dentro do prazo. Esses que foram construídos não seguiram o projeto do Instituto de Planejamento do Município (IPLAM). Além disso, o sistema de internet sem fio (Wi-fi) não atende a toda a população. Isso já configura quebra de contrato”. Outro problema apontado por Júlio, em relação a reunião da CMT, é que os membros da comissão não haviam tido contato com o estudo completo que embasava o pedido de aumento da tarifa.

No entanto, de acordo com o Vereador Arlindo, as discussões e a votação foram feitas com base em uma planilha que informava os dados referentes ao transporte. “Meu gabinete está disponível a todos que quiserem entender e discutir essa questão. Nós votamos usando como base uma planilha que nos foi fornecida”.

Durante a reunião alguns vereadores se manifestaram sobre o assunto. O Vereador Sávio destacou a preocupação com o monopólio da Viação União. “Com uma concessão pública, a empresa precisa a passar a pensar no povo. O preço da tarifa não é coerente com o serviço prestado.”. O Vereador Ronildo Antônio Ferreira (Dj Rony) (PSC) também comentou o assunto. Ele falou que analisou a lei que instituiu a Comissão Municipal de Trânsito e que está prevista uma reunião por mês para discutir a questão da Mobilidade Urbana, mas que a última foi em 2015. Ele se posicionou contrário ao aumento. O Vereador Edenilson Oliveira (PMBD) deixou o apoio à população e se manifestou contrário ao aumento. O Vereador Geraldo Luís Andrade (Geraldão) (PTB) falou sobre a falha na atuação da Comissão. “É preciso que as Comissões, os Conselhos e a comunidade participe das ações do Município. Todo poder que é poder emana do povo.”. O Vereador Idelmino Ronivon (Professor Idelmino) (PCdoB), salientou que o aumento da passagem em R$0,25 centavos representa um aumento maior que o do salário mínimo. “Quem mais anda de ônibus é o trabalhador, então é inviável um aumento de tarifa acima do aumento do salário do trabalhador”.

Fonte: Assessoria de Comunicação - CMV