Autismo, obras e trânsito ganham destaque na Tribuna Livre

por Assessoria de Comunicação publicado 29/03/2017 14h48, última modificação 29/03/2017 14h48
29/03/2017

O Autismo foi tema de fala na Tribuna Livre durante a reunião ordinária da terça-feira (28). José Geraldo Castro (Zé do Pedal) usou o espaço para expor informações sobre o Transtorno Global do Desenvolvimento e divulgar a Segunda Semana Viçosense da Pessoa com Espectro Autista, que começou na segunda-feira (27). A tribuna também foi ocupada pelo ex-Vereador João Januário Ladeira (João Josino), que falou sobre a passarela construída no Zig-Zag e sobre o trânsito no município.

O próximo domingo (02) é o Dia Internacional da Pessoa com Espectro Autista e, para sensibilizar a população e o Poder Público sobre a importância do respeito à diversidade e do cuidado com essas pessoas, está sendo realizada a Semana Viçosense, uma iniciativa da Comissão de Acessibilidade do Lions Clube de Viçosa, informou Zé do Pedal.

“É necessário enxergar o autista como ele é, e não transformá-lo. Ao perceber os primeiros sinais nas crianças, deve-se encaminhar para avaliação de profissionais especializados”, orientou. De acordo com o ativista, existem na cidade mais de 13mil pessoas com algum tipo de deficiência, sendo cerca de mil relacionadas ao desenvolvimento mental/intelectual. “Esperamos que os Poderes Executivo, Legislativo e Judiciário percebam estas pessoas e que elas não sejam invisíveis socialmente. Sem sensibilidade não há acessibilidade”, finalizou.

Zé do Pedal entregou ao Presidente, em exercício, Vereador Helder Evangelista (PTC), uma cópia da Lei nº 13.146/2015 (Estatuto da Pessoa com Deficiência) (foto) para consulta dos vereadores durante a atividade legislativa. Helder afirmou que a Casa tem o compromisso de tomar providências para atenção a essa parcela da população: “este é um momento de retomar essa discussão e procurar resolver estas questões no nosso município”, disse.

Já o ex-Vereador João Januário Ladeira fez uso da Tribuna para agradecer a Administração Pública pela construção da passarela na comunidade do Zig-Zag. Segundo João, “a ‘pinguela’ foi alvo de diversas indicações no meu mandato, e agora a comunidade foi atendida”.

João Josino ainda fez queixas acerca do trânsito no bairro Santo Antônio: “os moradores pedem socorro porque não tem como transitar nas ruas, que estão muito perigosas”, alertou. Helder solicitou ao Presidente da Comissão de Trânsito e Mobilidade Urbana, Vereador Arlindo Antônio Carneiro (Montanha) (PSDB), que se reúna com a Diretoria de Trânsito para tratar do assunto. Montanha informou, na Palavra Livre, que vai requerer uma Audiência Pública para discutir a questão.

Texto: Cleomar Marin

Revisão e foto: Mônica Bernardi