Câmara realiza Audiência Pública para discutir complexos esportivos

por Assessoria de Comunicação publicado 16/03/2017 11h10, última modificação 16/03/2017 11h18
16/03/2017

Foi realizada na quarta-feira (15), no Plenário da Câmara Municipal, Audiência Pública para tratar das políticas públicas dos complexos esportivos de Viçosa. A audiência foi uma iniciativa do Vereador Geraldo Luís Andrade (Geraldão) (PTB) por meio do Requerimento nº 002/2017, aprovado em reunião Ordinária do dia 14 de fevereiro. Estiveram presentes o Presidente da Comissão de Obras e Serviços Públicos, Vereador Paulo Sérgio da Silva (Toti) (PRTB), o Presidente da Comissão de Saúde e Assistência Social, Vereador Antônio Elias Cardoso (Tuim) (PTB), demais autoridades ligadas ao tema e representantes de usuários das estruturas.

O Vereador Geraldão deu início aos trabalhos destacando a importância da adesão popular na audiência, afirmando que “políticas públicas precisam ter como protagonista a sociedade civil”. Em seguida o parlamentar apresentou, em imagens, vistorias realizadas nos sete locais a fim de mostrar a situação atual dos complexos esportivos. Estiveram em pauta o Complexo da AEV, as quadras cobertas dos Distritos de Cachoeira de Santa Cruz e São José do Triunfo, do Centro Municipal de Educação Dr. Januário Andrade Fontes e das Escolas Municipais Ministro Edmundo Lins, Nossa Senhora de Fátima (Laranjal) e José Teotônio Pacheco (Nova Viçosa). Também entraram em discussão as obras das Academias de Saúde do município. Entre as demandas e os problemas averiguados, Geraldão destacou o atraso na maioria das entregas das obras, a qualidade do serviço prestado pelas construtoras, a segurança no entorno e o abandono de algumas instalações.

O Secretário de Cultura, Patrimônio e Esportes, Paulo Roberto Cabral (Paulinho Brasília), também enfatizou a participação popular nas discussões. Paulinho citou uma reunião entre entidades de São José do Triunfo para definir questões da quadra construída no distrito: “não adianta reformularmos a quadra sem considerar as vontades da comunidade”, afirmou. O Tenente Aguiar da Polícia Militar (PM) destacou o trabalho de conscientização e parceria com a população para garantir a segurança nos complexos esportivos. Segundo o Tenente, “a PM tem buscado se aproximar ainda mais da sociedade com medidas de prevenção nesses locais”.

A segurança também foi pontuada na fala da Diretora do Centro Municipal de Educação Dr. Januário Andrade Fontes, Professora Márcia Andrade: “foi um presente imenso para a escola, porém hoje temos invasão, uso de drogas e vários outros problemas porque a quadra está desprotegida”, alertou. A professora afirmou ainda que, com a entrega oficial da quadra, “a inserção de atividades com a comunidade pode solucionar boa parte das ocorrências”.

Deficiências nas estruturas dos complexos foram amplamente reportadas pelos presentes. O Presidente do Ponte Preta Futebol Clube, Erli de Souza, relatou que a quadra do Distrito de Cachoeira de Santa Cruz nunca recebeu reparos: “foi colocada lá há 12 anos e não tiveram controle. Fizemos por conta própria uma pequena reforma mas muitos problemas, como alagamento quando chove, ainda existem”. A Professora da E.M. Ministro Edmundo Lins, Ana Cláudia de Assis, disse que os problemas começaram já no dia da inauguração: “desde a entrega, em 2016, a pintura do piso está soltando e refletores queimaram por falha elétrica, nos impedindo de usar o espaço à noite”.

O representante da Associação de Capoeiristas, Cristiano Silva, falou sobre o espaço da AEV: “a prática da capoeira exige uma estrutura mínima. É triste ver as coisas por lá se acabando, está bem precária a situação do ginásio”, afirmou. O responsável pelo Departamento de Esporte e Lazer, Adaílson Monteiro, esclareceu que o projeto da AEV foi readequado para o orçamento disponível: “o valor proveniente de emenda parlamentar é de RS268 mil, pouco para o tamanho do complexo”, declarou.

Para o Vereador Antônio Elias, a audiência “serve como um alerta para a Administração Municipal para que se mobilize em prol de melhorias para todos os complexos esportivos”. O Vereador Paulo Sérgio citou sua experiência no Departamento de Obras da Prefeitura e afirmou que “muitas vezes o chefe não possui autonomia para parar um serviço na obra. Por isso o projeto precisa ser feito de maneira correta”, afirmou.

O público presente no Plenário também se manifestou, relatando irregularidades no tamanho das quadras, na manutenção e pedindo mais atenção do Poder Público ao esporte e lazer no município.

Como encaminhamentos da Audiência Pública, o Vereador Geraldão afirmou que será solicitada a manutenção das quadras construídas; a designação de um profissional responsável por cada uma; um órgão da Prefeitura para responder pelas quadras municipais; a construção de novas quadras seguindo parâmetros adequados, como o tamanho oficial para a prática de esportes; a intensificação de campanhas da Polícia Militar de prevenção da violência nos bairros; maior liberdade executiva aos chefes de departamentos responsáveis pelas obras; e apoio ao Projeto de Extensão desenvolvido pela LUVE.

Texto e foto: Cleomar Marin

Revisão: Mônica Bernardi