Cidadãos usam Tribuna Livre durante reunião Ordinária

por Assessoria de Comunicação publicado 22/03/2017 11h28, última modificação 22/03/2017 11h28
22/03/2017

Moradores e lideranças comunitárias utilizaram a Tribuna Livre na reunião Ordinária da terça-feira (21) para tratar da Escola do Legislativo, preservação da água em Viçosa, emissão de RG e fazer reivindicações ao Poder Público.

O estudante do ensino médio João Paulo Chaves usou o espaço para falar sobre a Escola do Legislativo da Câmara Municipal. Segundo João Paulo, que já participou de projetos realizados pela Escola, “o órgão tem gigantesca importância social para a cidade e fomenta a participação de jovens no processo democrático”. O estudante enfatizou que os investimentos na entidade, institucionalizada em 2015, “apresentam retorno imediato na formação de cidadãos conscientes”, finalizou.

Representando o Movimento Pelas Águas, Lis Pereira ocupou a tribuna com o objetivo de colocar em discussão a preservação das águas. Ao mencionar o Dia Mundial da Água, 22 de março, Lis questionou o que se pode comemorar em Viçosa nesse sentido. “Precisamos refletir o acesso democrático à água nas zonas urbanas e rural, e ainda atentar para a situação agonizante do nosso rio”, afirmou. A cidadã pediu que fosse considerada a necessidade de criação de uma Área de Proteção Ambiental (APA) do Rio São Bartolomeu, e convidou vereadores e população para a Caminhada em Defesa da Água na quarta-feira dia 22, às 16h. O Vereador Sávio José (PT) destacou o assunto como “um tema de vital importância para a Casa” e confirmou presença na marcha.

Geraldo Souza falou sobre o serviço de emissão de Carteira de Identidade (RG) na Delegacia da Polícia Civil. Segundo ele, o setor responsável atende poucos usuários e em horário limitado: “já cheguei a ir às 2h da manhã para o atendimento que começa às 7h e às vezes depois desse horário, com o oferecimento de apenas 15 fichas por dia”, relatou. O Presidente da Casa Legislativa, Vereador Carlitos Alves dos Santos (Meio Kilo) (PSDB), informou que a Mesa Diretora está a par da situação e trabalhando em parceria com a Delegacia para trazer o serviço para o centro da cidade: “estamos estruturando a vinda, o mais breve possível, do serviço para o Calçadão com apoio de funcionários da Câmara”, pontuou.

A tribuna recebeu ainda a participação de Maicon Douglas Rodrigues, que discutiu o aumento da tarifa de ônibus no município e pediu mais investimentos em saúde, segurança, empregos e educação; e de Carlos Garcez, que fez um balanço de seu trabalho como líder comunitário no Vau Açu.

Texto: Cleomar Marin

Revisão e foto: Mônica Bernardi