Emater apresenta Relatório na Câmara

por Assessoria de Comunicação publicado 29/03/2017 18h01, última modificação 29/03/2017 18h01
29/03/2017

A Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado de Minas Gerais (Emater-MG), Viçosa, foi a convidada da reunião Ordinária da terça-feira (28). O Extensionista, Marcelino de Freitas, apresentou o relatório anual de atividades da empresa.

Dentre os pontos de destaque da apresentação, dois foram salientados pelo Extensionista da Emater, Marcelino de Freitas, o primeiro trata do número da população rural ser bem menor que a urbana, o que difere da microrregião: “a intenção é chamar a atenção para os dados, porque ser menor não quer dizer ser menos importante. Quando  comparada à população das cidades de Cajuri, Coimbra e Porto Firme, por exemplo, ela fica ofuscada por ser menor”. E a outra questão, se refere ao valor do Produto Interno Bruto (PIB): “Viçosa representa 2% do valor total do PIB, só que ele é bem maior que os municípios vizinhos, enquanto aqui é de 25 milhões, nos municípios limítrofes fica na casa dos 8 milhões”.

Segundo Marcelino, no Município, são trabalhados programas de desenvolvimento da cafeicultura, da pecuária leiteira, da produção de grãos, milho e feijão, e da produção de hortifrutigranjeiros, além das Organizações rurais e do Crédito rural. A saúde e o saneamento rural, a agroindústria, e a segurança alimentar e nutricional, estão dentro do Projeto Bem Estar Social (BES). “Renda e qualidade de vida das famílias são os alvos dos programas e projetos. Em 2016, atendemos 644 agricultores familiares e 480 mulheres rurais, e demais públicos, além de grupos e organizações”, afirmou.

Os percentuais da agricultura familiar, também foram mostrados. Dos principais produtos agropecuários estão: a horta (91.27%); seguida pelo feijão (80%); café e milho (70%); os bovinos de leite (65%); e o eucalipto (30%).

Ao final, o extensionista apresentou o valor total de recursos captados para o Município que é de: R$3.403.891,03. E de acordo com o gráfico o balanço é: para cada R$1,00 aplicado pela Prefeitura Municipal nos serviços prestados pela Emater, foram revertidos R$13,11 para o município.

Para o Presidente, em exercício, Vereador Helder Evangelista (PTC), o trabalho realizado pela Emater, em Viçosa, merece o reconhecimento da Casa e da sociedade em geral: “Sabemos das dificuldades, e demandas, da nossa comunidade rural. Portanto, parabenizamos a Emater pelo belo trabalho realizado com dedicação”.

Texto e foto: Mônica Bernardi