Vereador faz solicitações à Anatel

por Assessoria de Comunicação publicado 22/03/2017 11h52, última modificação 22/03/2017 11h53
22/03/2017

O Vice-Presidente da Câmara Municipal, Vereador Helder Evangelista (Cherinho) (PTC), enviou na terça-feira (21) ofício à regional estadual da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel/MG) para documentar as reivindicações relacionadas à telefonia fixa e móvel em Viçosa. Na segunda-feira (13) o vereador esteve na sede da Anatel/MG em Belo Horizonte para cobrar fiscalização do serviço prestado pelas empresas Oi e Vivo no município.

Após contínua cobrança diretamente nas empresas, Helder buscou a agência reguladora para que fossem tomadas as medidas cabíveis. No Ofício nº 053/2017, encaminhado ao Gerente Regional Hermann Bergmann (foto), Cherinho solicita providências para instalação de telefonia fixa nos conjuntos habitacionais Benjamim Cardoso e César Santana. O vereador declarou que “a população dessa região está há muito tempo desassistida e prejudicada, inclusive em situações de emergência, por exemplo.” Helder destacou que a Oi havia firmado o compromisso de levar o serviço até novembro do ano passado, “vista a obrigatoriedade de 100% de cobertura da área urbana, o que não aconteceu”.

Outra questão novamente levantada foi a cobertura de telefonia móvel. Em reunião com a Vivo em fevereiro, a empresa declarou que a legislação municipal restringe, por questões de saúde, entre outras, a instalação de antenas e transmissores para ampliação do serviço. Quanto a isso, o Vereador Helder pediu à Anatel/MG que conduza a medição de radiação não ionizante dos equipamentos para saber se a emissão se enquadra nos parâmetros estabelecidos pelo Ministério da Saúde. “Dessa forma, poderemos ampliar a discussão da instalação de antenas na área urbana sem risco à população”, finalizou.

Texto: Cleomar Marin

Revisão: Mônica Bernardi