Projeto que autoriza crédito ao Orçamento é sobrestado na Câmara

por Assessoria de Comunicação publicado 05/04/2017 17h10, última modificação 05/04/2017 17h24
05/04/2017

Esteve em 2ª votação, durante a reunião Ordinária da terça-feira (04), o Projeto de Lei nº 009/2017, do Executivo Municipal, que inclui R$1.201.737,61 ao orçamento para construção de creche no complexo da Associação Esportiva Viçosense (AEV), no bairro Santa Clara. O projeto foi sobrestado por sete votos a cinco, a pedido do Vereador Geraldo Luís Andrade (Geraldão) (PTB).

Esteve em discussão, e para 2ª votação, durante a reunião Ordinária da terça-feira (04), o Projeto de Lei nº 009/2017, do Executivo Municipal, que inclui R$1.201.737,61 ao orçamento para construção de creche no complexo da Associação Esportiva Viçosense (AEV), no bairro Santa Clara. O projeto foi sobrestado por sete votos a cinco, a pedido do Vereador Geraldo Luís Andrade (Geraldão) (PTB).

Na reunião Ordinária da semana anterior (28), o projeto foi aprovado em 1ª votação com manifestações de vereadores contrários à implantação da creche dentro da AEV, devido ao receio da perda de espaço para a prática de esportes. Com a matéria de volta à pauta desta terça-feira, o Superintendente de Gestão Pública e Governança, Luciano Piovesan, foi convidado pelo Presidente em Exercício, Vereador Helder Evangelista (PTC), a tomar lugar no Plenário para esclarecimentos.

Questionado pela Líder do Prefeito na Casa, Vereadora Brenda Santunioni (PP), o Superintendente afirmou que o município não possui, na região, outro espaço de área equivalente para a construção da creche. “Não temos outro terreno próprio nos padrões do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) e Ministério da Educação (MEC) na região do alto Santa Clara, que foi escolhida em função de um estudo de demanda”, esclareceu.

O Vereador Helder reafirmou que os bairros próximos ao Santa Clara não podem perder o recurso e foi contrário ao sobrestamento do projeto. Para Helder, “são inúmeras crianças e famílias esperando por esta creche, não faz sentido adiarmos a matéria”. O Superintendente Luciano Piovesan afirmou que a não execução do prazo pode acarretar em devolução do recurso.

O Vereador Geraldo manteve o pedido de sobrestamento: “há uma gama de pessoas inquietas com a construção da creche nesse espaço da AEV. O pedido vem no sentido de estender a discussão”. O projeto deve retornar à Câmara para votação em quatro semanas.

Votaram a favor do sobrestamento, além do solicitante, os Vereadores Edenilson José de Oliveira (PMDB), Idelmino Ronivon da Silva (Professor Idelmino) (PCdoB), Paulo Sérgio da Silva (Toti) (PRTB), Ronildo Antônio Ferreira (Dj Ronny) (PSC), Sávio José (PT) e Sérgio Aloíso da Silva (Sérgio Construtor) (PSDC).

Texto: Cleomar Marin

Revisão e foto: Mônica Bernardi