Vereador participa de debate sobre serviços da CEMIG

por Assessoria de Comunicação publicado 20/04/2017 11h22, última modificação 20/04/2017 11h22
20/04/2017

Na quarta-feira (19) o Vice-Presidente da Casa Legislativa, Vereador Helder Evangelista (Cherinho) (PTC), representou a Câmara de Viçosa na Jornada de Debates sobre o atendimento da Companhia Energética de Minas Gerais (CEMIG), promovida pelo Legislativo de Ponte Nova. As Câmaras Municipais da região foram convidadas a discutir, com representante da CEMIG, problemas comuns às cidades, como quedas de energia, atendimento e falta de manutenção da rede.

Em sua participação, Helder fez questionamentos quanto à subestação de energia do bairro Santo Antônio, que segundo informações opera acima de sua capacidade há cerca de três anos. O vereador manifestou também preocupação com a demora no atendimento de novas ligações e aumento de tensão: “Em tempos de crise já é difícil fazer novos empreendimentos, com a demora fica quase impossível”, relatou.

A iluminação pública também foi destacada pelo parlamentar. Por liminar da Justiça Federal, que suspendeu a Resolução nº 0414/2010 da Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL), a CEMIG continua responsável pela manutenção de postes e lâmpadas em Viçosa, mas segundo Helder isso não vem acontecendo. “A iluminação pública está fortemente ligada à segurança da população, portanto é essencial”, pontuou.

O Representante da CEMIG, Rodrigo Otávio Coelho deu retorno ao vereador. De acordo com Rodrigo, a subestação do bairro Santo Antônio opera atualmente dentro de uma margem de segurança, com suporte até 2018. Quanto à ampliação da rede, foi informado que “apesar do momento de dificuldade financeira, há previsão para que isso ocorra”. Já sobre a manutenção da iluminação pública, o representante explicou que existe uma classificação de prioridades para execução dos serviços, e que o atendimento é definido por ela.

As demandas levadas em debate pelo Vereador Helder são recorrentes em Viçosa. Em fevereiro deste ano a Mesa Diretora da Casa Legislativa, vice-presidida pelo vereador supracitado, presidida pelo Vereador Carlitos Alves dos Santos (Meio Kilo) (PSDB), e secretariada pelo Vereador Wallace Arlindo Calderano (PSC), enviou Representação ao Presidente Executivo da CEMIG, Bernardo Alvarenga, solicitando intervenção no fornecimento e manutenção da rede de energia elétrica em Viçosa. Agora, Helder deve protocolar nova solicitação de providências na ANEEL.

Texto: Cleomar Marin

Revisão: Mônica Bernardi