Banco de Leite é destaque na Câmara

por Assessoria de Comunicação publicado 31/05/2017 15h36, última modificação 31/05/2017 15h36
31/05/2017

O Requerimento nº 019/2017, de autoria do Vereador Geraldo Luis Andrade (Geraldão) (PTB), trouxe como convidada para a reunião Ordinária da terça-feira (30) a nutricionista Rafaela Mara, Coordenadora do Banco de Leite Materno do Hospital São Sebastião (HSS) para falar sobre a importância do aleitamento materno.

Rafaela iniciou sua fala citando a campanha “Um pouquinho do que você doa, é tudo para quem precisa”, do Ministério da Saúde, para unir esforços em prol da vida de recém-nascidos prematuros, e que faz parte das ações do Dia Mundial de Doação de Leite Humano, comemorado em 19 de maio.

Segundo a coordenadora, o Banco de Leite do HSS foi criado em 2005 através de parceria entre o hospital, Prefeitura, Universidade Federal de Viçosa (UFV) e outras entidades. Desde 2011, integra a Rede Nacional de Bancos de Leite Humano, sendo assim organizado, regimentado e controlado pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz-RJ). “O banco de leite é fundamental para o município e para a microrregião de saúde, atendendo mães que têm seus bebês internados na UTI Neonatal que não podem amamentar seus filhos”, disse. Rafaela destacou que, dos 221 bancos de leite existentes no Brasil, apenas 12 ficam em Minas Gerais: “para nossa cidade é um privilégio contar com um serviço como esse”.

O Vereador Geraldo agradeceu a presença da coordenadora e manifestou a intenção de encaminhar ao Executivo uma minuta de projeto de lei que permitiria às servidoras lactantes ter a redução de jornada de trabalho reduzida de 8h para 6h.

Para mais informações sobre o Banco de Leite do HSS, o telefone é 3899-8350, ramal 2429.

Texto: Cleomar Marin

Revisão e foto: Mônica Bernardi