Campanha do HSJB chega à Tribuna da Câmara

por Assessoria de Comunicação publicado 03/05/2017 11h37, última modificação 03/05/2017 11h37
03/05/2017

Inscrito para falar na Tribuna Livre da Câmara Municipal de Viçosa, na noite da reunião Ordinária da terça-feira (02), Sérgio Pinheiro, Diretor-Administrativo do Hospital São João Batista (HSJB), usou o espaço para divulgar a campanha de arrecadação do hospital e pedir apoio aos parlamentares.

Desde o início deste ano, a Casa Legislativa vem acompanhando a situação enfrentada pelo Hospital São João Batista. Dentre os principais problemas, está a dificuldade financeira: “Estivemos na Câmara, em reuniões fechadas, devido às dificuldades do hospital, que mesmo assim tem funcionado normalmente”, disse Sérgio. Ainda na reunião Ordinária do dia 21 de fevereiro, o assunto chegou à Casa, por meio de duas correspondências enviadas pelo Diretor-Administrativo, e pelo Coordenador Médico da UTI do HSJB, Fernando Fonseca dos Reis.

No documento enviado por Sérgio Pinheiro, foi apresentado um panorama completo da situação financeira da entidade. Segundo ele, existe um problema com o reajuste dos recursos enviados tanto pelo governo Estadual, via Programa de Fortalecimento e Melhoria da Qualidade dos Hospitais do SUS-MG (PRO-HOSP), quanto pelo Governo Federal, por meio da tabela de repasses do SUS, do Incentivo de Qualificação da Gestão Hospitalar (IGH) e Incentivo de Adesão à Contratualização (IAC). Esses recursos não vêm sendo atualizados e seguem com o mesmo valor desde 2013, com exceção da tabela do SUS, que teve sua última atualização feita em 2004.

Já na correspondência enviada pelo Coordenador Médico foi informado que são encontradas dificuldades relativas aos honorários médicos e consequentemente de manter profissionais qualificados trabalhando na UTI-HSJB. No documento Fernando Fonseca afirma que no mês de setembro de 2016 foi feita uma reclamação formal para melhoria da situação, e que o acordo feito não foi cumprido.

Desde então, esforços conjuntos foram somados pelos poderes Legislativo e Executivo no intuito de fortalecer e minimizar a situação enfrentada pelo hospital que é referência na região. Para o Presidente da Câmara Municipal, Vereador Carlitos Alves dos Santos (PSDB), que tem buscado apoio até fora do município, a crise financeira pela qual passa o HSJB é crítica, e requer atenção: “O Poder Público precisa fazer a sua parte, mas todos precisam contribuir. O caso do hospital era de fácil solução se não fosse a corrupção. O município passa recursos que deveriam vir do Governo (segurança, saúde, convênios). A população já paga impostos demais, mas peço que façam essa caridade, pois as famílias que estão precisando são carentes. Faça sua contribuição como forma de protesto.”, desabafou.

A campanha do HSJB visa arrecadar doações, e o Diretor-Administrativo fez um apelo: “Fazemos esse apelo à população, sobrecarregada com impostos e muitas vezes serviços que deviam ser garantidos, não são. Todos os hospitais do gênero estão passando por dificuldades, pedimos que compartilhem e participem.”, pediu. As doações podem ser autorizadas para débito na conta de água, assim como depósito em conta bancária. E via cartão de crédito no PagSeguro (Para mais informações acesse: hsjbvicosa.com.br).

Texto e foto: Mônica Bernardi