Vereador retoma discussões do Parlamento do Idoso

por Assessoria de Comunicação publicado 29/05/2017 17h59, última modificação 29/05/2017 17h59
29/05/2017

Na sexta-feira (26) o Vereador Geraldo Luís Andrade (Geraldão) (PTB), Coordenador Técnico da Escola do Legislativo, recebeu na Câmara Municipal representantes do Programa Municipal da Terceira Idade (PMTI) para discutir o Projeto de Resolução nº 06/2012, de autoria da ex-Vereadora Cristina Fontes, que regulamenta o projeto Parlamento do Idoso. A ideia é buscar apoio e ouvir sugestões de grupos e segmentos de idosos da cidade para que o projeto seja instituído no âmbito da Escola do Legislativo.

De acordo com o Projeto de Resolução, o Parlamento do Idoso funcionaria de maneira semelhante ao processo legislativo da Câmara. Poderão ser eleitos cidadãos brasileiros com idade igual ou superior a 60 anos, que ocuparão 15 cadeiras, para debater assuntos relacionados a essa faixa etária. As eleições seriam trimestrais, com início na Semana Municipal do Idoso, realizada em outubro de cada ano.

Para Geraldão, o projeto é uma maneira de aproximar essa parcela da população da atividade legislativa. “Por intermédio da Escola do Legislativo, buscaremos trazer os cidadãos da Melhor Idade para mais perto da atuação parlamentar. Para isso, estamos estabelecendo parcerias com grupos representativos”, disse. Ivone Oliveira, Coordenadora do PMTI, afirmou que o Programa está contemplado com o projeto: “estamos muito felizes com a proposta e nos colocamos à disposição para esta parceria”.

Em breve, o vereador se reunirá novamente com o PMTI para definir os parâmetros do apoio para a Semana Municipal do Idoso deste ano. Também participaram do encontro a Agente Legislativa, Paula Cavalcanti, e a estagiária do PMTI, Lídia Lopes. Novos encontros serão realizados com demais grupos convidados a participar do Parlamento do Idoso, como Rotary Club de Viçosa, Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS), e Centro de Referência de Assistência Social (CRAS).

Texto: Cleomar Marin

Revisão e foto: Mônica Bernardi