Vereadora discute transporte público na Câmara

por Assessoria de Comunicação publicado 05/05/2017 17h10, última modificação 08/05/2017 09h47
05/05/2017

Na quinta-feira (04) a Vereadora Brenda Santunioni (PP) deu início a uma série de reuniões para discutir o transporte público em Viçosa. Brenda convidou ao Plenário da Câmara Municipal os membros do Conselho Municipal de Trânsito, da Comissão de Trânsito e Mobilidade Urbana da Casa Legislativa, demais vereadores e toda a população para participar do primeiro de muitos debates que acontecerão até 2019. Segundo a Vereadora Brenda, o objetivo das reuniões é ouvir todos os agentes envolvidos no transporte público viçosense e, a partir dos encontros, encaminhar propostas ao Executivo a tempo da próxima licitação ou renovação do contrato com a atual prestadora do serviço, a Viação União.

A ideia da parlamentar ganhou força após a repercussão sobre o reajuste da tarifa de ônibus, há cerca de um mês, quando populares acusaram agentes políticos de omissão às reivindicações pelo não aumento. “Uma das propostas dessas reuniões é convidar a população a conhecer as responsabilidades de cada autoridade no que se refere ao transporte público, como a do vereador, que atualmente tem pouca influência ou poder de decisão na revisão da tarifa”, exemplificou Brenda.

O foco da primeira reunião foi o funcionamento da Comissão Municipal de Trânsito, cujos membros são representantes de diversas instituições e entidades civis nomeados pela Portaria nº 274/2017. O Secretário de Obras e Serviços Públicos, Reinaldo Andrade, Vice-Presidente da Comissão, afirmou que considerando a lei que a criou (nº 955/1993), a Comissão é pouco abrangente: “talvez por ter sido criada em um período quando a mobilidade urbana não estava tão em voga, a as reuniões se restrinjam a tratar da revisão de tarifa”, pontuou.

Entre outras questões, os participantes discutiram a periodicidade das reuniões da Comissão, a possiblidade de incluir novos membros, como um representante do Departamento de Trânsito (DETRA) e a criação de novas linhas de ônibus.

Brenda avaliou a primeira reunião como “extremamente positiva”. Os vereadores Arlindo Antônio de Oliveira Carneiro (Montanha) (PSDB), Paulo Sérgio da Silva (Toti) (PRTB), e Sávio José (PT) – Presidente, relator e membro, respectivamente, da Comissão de Trânsito e Mobilidade Urbana da Casa – e o Vereador Antônio Elias Cardoso, 2º Secretário da Mesa Diretora, participaram da reunião. Os encaminhamentos serão formalizados e enviados ao Executivo nos próximos dias.

Texto e foto: Cleomar Marin