Câmara promove Encontro Regional do Parlamento Jovem 2017

por Assessoria de Comunicação publicado 02/06/2017 12h05, última modificação 02/06/2017 12h06
02/06/2017

A Câmara Municipal de Viçosa, por intermédio da Escola do Legislativo, realizou na quinta-feira (01) o Encontro Regional do Polo Zona da Mata II do Parlamento Jovem (PJ) 2017. O evento aconteceu no auditório do Centro Tecnológico de Desenvolvimento Regional de Viçosa (CenTev/UFV), com a presença de autoridades e das delegações das cidades que integram o Polo. Cerca de 100 estudantes do Polo Zona da Mata II, formado pelas cidades de Viçosa (sede), Paula Cândido, Ponte Nova, Nossa Senhora dos Remédios, Ubá e Visconde do Rio Branco, participaram de dinâmicas e palestras relacionadas ao tema do PJ 2017: “Educação Política nas Escolas”.

A abertura oficial do evento foi feita pelo Vice-Presidente da Casa Legislativa, Vereador Helder Evangelista (Cherinho) (PTC). Helder agradeceu aos parceiros do projeto e destacou o trabalho da Escola do Legislativo pelo “relevante papel no desenvolvimento dos jovens e na prática do civismo”.

Compuseram Mesa durante a abertura: a Coordenadora Geral da Escola do Legislativo, Vereadora Brenda Santunioni (PP); o Coordenador Técnico, Vereador Geraldo Luís Andrade (Geraldão) (PTB); o Superintendente de Gestão Pública e Governança, representando o Prefeito Municipal, Luciano Piovesan; o representante da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) e Coordenador do PJ pela PUC/Minas, Professor Dr. Alexandre Eustáquio Teixeira; o Presidente da Câmara de Nossa Senhora dos Remédios e Coordenador do PJ na cidade, Vereador Willian Dornelas; e a estudante de Paula Cândido, representando todos os alunos participantes do PJ 2017, Karen de Oliveira.

Com o objetivo de descontrair e preparar os estudantes para uma tarde intensa de trabalho, uma dinâmica foi orientada pelos Coaches Ethel Peternelli e Warley Gandra. A proposta da dinâmica foi enfatizar a valorização do potencial dos jovens dentro do objetivo do Parlamento Jovem, que é sugerir propostas que podem se tornar projetos de leis e fazer a diferença no município, na região e no estado.

Na palestra da Vereadora Brenda, o foco foi o contexto político brasileiro e a trajetória política da parlamentar. O professor da UFV e Doutor em Educação pela Universidade Mackenzie, Arthur Meucci, e o professor Alexandre Teixeira introduziram os subtemas do PJ 2017 a fim de mediar um debate com os estudantes.

Este ano, o tema central do Projeto foi dividido em: educação política e currículo; interações entre escola e sociedade na formação política dos jovens; e Educação política para uma gestão democrática e participativa nas escolas. Entre os principais questionamentos dos jovens estão a real participação do estudante nas questões das escolas no que se refere ao currículo e plano pedagógico, e a política em geral, com destaque para corrupção, direitos e deveres, e exercício da cidadania.

O próximo passo do Parlamento Jovem 2017 são as etapas municipais, que serão preparatórias para a etapa regional que acontecerá em Viçosa, sede do Polo.

Texto: Cleomar Marin

Foto: Guilherme Salgado e Paulo Cunha/