Vereadora segue em busca de apoio para campanha

por Assessoria de Comunicação publicado 05/06/2017 17h39, última modificação 05/06/2017 17h39
05/06/2017

A Vereadora Brenda Santunioni (PP), Presidente da Comissão de Direitos Humanos, Cidadania, Prevenção e Segurança Pública, promoveu na segunda-feira (05), na Câmara Municipal, um novo encontro com possíveis parceiros para a campanha que tem como foco a cidadania e o aumento da participação popular nas questões no município.

Brenda convidou representantes do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), da Secretaria Municipal de Educação e da Universidade Federal de Viçosa (UFV) para discutir a influência dos censos demográficos no recebimento de recursos para a cidade. Viçosa possui, de acordo com o IBGE, 77.863 moradores e 20 mil residentes flutuantes, em sua maioria estudantes. Na prática, esses últimos não são considerados para o repasse do Fundo de Participação do Município (FPM) e outros recursos. Segunda a vereadora, esta é uma demanda que “já sabemos não ser inédita, que vai exigir uma soma de esforços que pode resultar em uma mudança de critérios por parte do IBGE e da legislação estadual e federal”.

Para o Vereador Arlindo Antônio Carneiro (Montanha) (PSDB), é importante que essa parcela da população não declarada como moradoras de Viçosa, mas que vivem aqui, sejam consideradas: “os mesmos recursos e serviços são utilizados por todos. É justo que essas pessoas participem ativamente das decisões do município”, disse. Segundo Alessandro José Sant Anna, representante do IBGE, o assunto é recorrente em cidades que abrigam universidades federais: “uma solução é se mobilizar junto a outras cidades universitárias para buscar uma mudança na lei”, afirmou.

A Vereadora Brenda destacou a urgência de alterações nesse sentido, e agradeceu a presença e prestatividade das instituições que compareceram a esta e a outras reuniões no intuito de estabelecer a campanha. Também participaram da reunião a Secretária Municipal de Educação, Miriam Rocha; a representante da Diretoria de Relações Institucionais da UFV, Daniela Araújo; o Assessor da Pró-reitoria de Assuntos Comunitários da UFV, Felipe Lisboa; e do IBGE, Lara Lúcia da Silva, e Heliana Maria Araújo.

Texto e foto: Cleomar Marin

Revisão: Mônica Bernardi