Vereadora volta a discutir o transporte público

por Assessoria de Comunicação publicado 12/06/2017 16h57, última modificação 12/06/2017 16h57
12/06/2017

Foi realizada na quinta-feira (08), no Plenário da Câmara Municipal, a segunda de uma série de reuniões de iniciativa da Vereadora Brenda Santunioni (PP) que pretendem discutir o transporte público de Viçosa. Com foco na participação popular, a ideia da vereadora é debater o assunto com diferentes convidados envolvidos no transporte municipal para reunir os principais pontos desses encontros e encaminhá-los à Administração para considerações em 2019, na ocasião de nova licitação ou renovação do contrato com a atual prestadora do serviço.

Participaram das discussões os membros da comissão responsável pelo estudo usado como base para o valor da tarifa, os professores do Departamento de Economia da Universidade Federal de Viçosa (DEE/UFV), Evonir de Oliveira, Adriano Gomes e Gabriel Ervilha; o representante da Viação União, Ismal Drummond; o Diretor Administrativo-Financeiro da Casa do Empresário, Murilo Pizato; o Procurador Adjunto do Município, Judylleno Filgueiras; e o Presidente da Comissão de Trânsito e Mobilidade Urbana da Casa Legislativa, Vereador Arlindo Antônio Carneiro (Montanha) (PSDB).

Na ocasião, os professores do DEE apresentaram o estudo técnico feito na cidade, utilizado como base para o reajuste na tarifa de ônibus em abril deste ano. Segundo os membros da comissão, “a proposta foi construída com base na evolução dos indicadores de custo e de preço do transporte urbano em Viçosa (ICT e IPT), desde o último reajuste, ocorrido em junho de 2015”. Estes dados estão disponíveis ao público no site indicesdee.ufv.br, onde é possível acompanhar mensalmente os índices.

A Vereadora Brenda aproveitou o encontro para tornar pública a resposta aos encaminhamentos da primeira reunião, realizada no começo de maio. Brenda tem reunião marcada com o Executivo Municipal para debater as propostas enviadas: “essas iniciativas pretendem esclarecer as diversas polêmicas envolvendo o funcionamento integral do transporte público de Viçosa, como tarifas, qualidade, e outras”, disse.

Texto: Cleomar Marin

Revisão e foto: Mônica Bernardi