Vereador discute políticas de atenção aos idosos

por Assessoria de Comunicação publicado 03/07/2017 16h10, última modificação 03/07/2017 16h10
03/07/2017

Na sexta-feira (30) o Vereador Geraldo Luís Andrade (Geraldão) (PTB), Coordenador Técnico da Escola do Legislativo da Câmara Municipal, se reuniu com o Secretário de Assistência Social, Luís Eduardo Salgado, e com representantes do Programa Municipal da Terceira Idade (PMTI) para dar continuidade às discussões sobre a implantação do Parlamento do Idoso, iniciativa regulamentada pelo Projeto de Resolução nº 06/2012, da ex-Presidente Cristina Fontes, e debater políticas públicas de atenção aos cidadãos da terceira idade.

O Vereador Geraldão convocou o encontro para verificar, com os órgãos municipais, a existência do Fundo Municipal do Idoso e se há, no Plano Plurianual (PPA) da Prefeitura, a previsibilidade deste fundo. Além disso, foi apontada a necessidade de reativação do Conselho Municipal do Idoso, que seria responsável por gerir o Fundo e atender as demandas específicas da terceira idade. “A partir da parceria entre a Câmara Municipal, no âmbito da Escola do Legislativo, Secretaria de Assistência Social e PMTI, queremos efetivar o Fórum Municipal do Idoso em outubro, com o lançamento da conta corrente destinada ao Fundo e a reformulação do Conselho Municipal, além do Parlamento do Idoso”, disse.

O Secretário Luís Eduardo, ex-Presidente da Casa Legislativa, ainda colocou em pauta a proteção dos idosos enquanto consumidores, principalmente no que se refere ao grande número de golpes contra aposentados, e sugeriu a criação de uma rede de proteção aos idosos em parceria com a Coordenadoria Municipal de Política e Defesa do Consumidor (PROCON), Defensoria Pública e Ordem dos Advogados do Brasil (OAB/Viçosa).

Geraldão ressaltou que novas discussões devem ser feitas para aperfeiçoar os desdobramentos desses encontros. Participaram da reunião a Coordenadora Técnico-Científica do PMTI, Andréia Ribeiro, o Educador Físico e Professor do PMTI, Wederson de Oliveira e a Agente Legislativa da Câmara, Paula Murno.

Texto: Cleomar Marin

Revisão e foto: Mônica Bernardi