Câmara aprova reajuste dos servidores municipais

por Assessoria de Comunicação publicado 16/08/2017 15h12, última modificação 16/08/2017 15h12
16/08/2017

Os vereadores aprovaram, durante a reunião Ordinária da terça-feira (15), o Projeto de Lei nº 027/2017, do Executivo, que trata da revisão dos vencimentos dos servidores públicos municipais para 2018. Os salários dos servidores da Administração Direta e Indireta irão ter reajuste de 3%, e os das carreiras do magistério público da educação básica de 7,64%. O Sindicato Único dos Trabalhadores em Educação de Minas Gerais (Sind-UTE/MG) se manifestou na Tribuna Livre pela votação do Projeto, que foi pauta de muitas negociações entre sindicatos e Executivo. A matéria recebeu a Emenda Modificativa nº 002/2017, de autoria da Vereadora Brenda Santunioni (PP), aprovada em reunião Extraordinária na mesma noite.

Em nome do Sind-UTE/MG, Paulo Grossi pediu que os vereadores votassem e aprovassem o projeto de lei. Apesar disso, Paulo declarou que para o sindicado, que representa os profissionais da Educação, o reajuste não é o ideal: “não representa, nem de longe, o que o trabalhador merece, mas é o que conseguimos concluir após quase seis meses de negociação”, disse. Os vereadores usaram a tribuna para discutir o projeto. Brenda Santunioni (PP), Líder do Prefeito na Casa, salientou sobre a participação do Sind-UTE/MG: “foi organizado e não deixou forças externas intervirem nos seus interesses”. O Vereador Ronildo Antônio Ferreira (Dj Ronny) (PSC) afirmou que a votação é o fim da “novela”, se referindo à longa trajetória de negociações, e também demonstrou apoio ao Sindicato dos Funcionários da Prefeitura Municipal de Viçosa (SINFUP): “parabéns à direção do SINFUP pela luta em prol do servidor. Vamos continuar na busca por melhorias para nossos funcionários.”.

O Vereador Idelmino Ronivon da Silva (Professor Idelmino) (PCdoB) relembrou que o aumento não é o reivindicado pelo SINFUP, mas que ainda assim as negociações fortaleceram o sindicato. “Não podemos deixar de falar que o nosso servidor teve a perda, para alguns, da insalubridade, o aumento da carga horária de 6h para 8h e o não avanço do plano de cargos e salários. Vamos continuar na luta”, declarou.

O Projeto nº 027/2017 foi aprovado por unanimidade e segue para sanção do Prefeito Municipal.

Texto: Cleomar Marin

Revisão e foto: Mônica Bernardi