Câmara recebe Plenária Regional do Parlamento Jovem 2017

por Assessoria de Comunicação publicado 24/08/2017 15h28, última modificação 24/08/2017 15h28
24/08/2017

A Câmara Municipal realizou na quarta-feira (23), por intermédio da Escola do Legislativo, a Plenária Regional do Projeto Parlamento Jovem (PJ) 2017. Coordenadores, monitores, diretores, professores e estudantes das cidades pertencentes ao Polo Zona da Mata II se reuniram para elaborar e discutir propostas referentes ao tema e aos subtemas desta edição do PJ, que junto com propostas dos outros 11 polos regionais, serão levadas para a Plenária Estadual em Belo Horizonte, no dia 22 de setembro. O Polo Zona da Mata II possui representantes de Viçosa (cidade sede), Paula Cândido, Ponte Nova, Senhora dos Remédios, Ubá e Visconde do Rio Branco.

Antes dos trabalhos dos jovens serem iniciados, a sessão foi aberta pelo Coordenador Técnico da Escola do Legislativo, Vereador Geraldo Luís Andrade (Geraldão) (PTB). Geraldão parabenizou todos do Polo que se empenham para a concretização do Parlamento Jovem a cada ano, e destacou a importância do exercício da autonomia política para os jovens: “essas etapas são preparatórias para os jovens assumirem seu protagonismo na política local, estadual e nacional. Sucesso a todos”. Também participaram da mesa de abertura o Presidente da Câmara Municipal de Ponte Nova e, também Coordenador Geral da Escola do Legislativo da cidade, Vereador Leonardo Moreira, o Coordenador do PJ de Visconde do Rio Branco, João Vitor, e a estudante Eduarda de Araújo, que presidiu a Plenária Regional.

A Mesa Diretora da Plenária foi composta pelos próprios estudantes, que guiaram as discussões acerca do tema central do PJ 2017, “Educação Política nas Escolas”, desmembrado nos subtemas “1. Educação política e currículo”, “2. Interações entre escola e sociedade na formação política dos jovens”, e “3. Educação política para uma gestão democrática e participativa nas escolas”. Entre as propostas compiladas pelos jovens, está a criação de uma olimpíada política. A ideia é incentivar debates e praticar a argumentação com a discussão de temas atuais.

O Projeto Parlamento Jovem é uma iniciativa da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG), por intermédio da Escola do Legislativo, e da PUC-Minas. Em todo o estado, 63 câmaras realizam o projeto.

Texto: Cleomar Marin

Revisão e foto: Mônica Bernardi