Farmácias começam a funcionar em Nova Viçosa e São José do Triunfo

por Assessoria de Comunicação publicado 10/08/2017 17h10, última modificação 10/08/2017 17h11
10/08/2017

Vereadores participaram na tarde da quinta-feira (10) do início das atividades da Unidade de distribuição gratuita de medicamentos básicos no bairro Nova Viçosa/Posses. De acordo com a Prefeitura Municipal, a farmácia foi construída com recursos estaduais do programa “Farmácia para Todos”, e equipada pela Secretaria de Saúde de Viçosa. A Unidade, localizada no mesmo espaço da Unidade Básica de Saúde (UBS) do bairro, deve atender cerca de 6 mil moradores de Nova Viçosa, Posses e comunidades vizinhas, oferecendo mais de 120 tipos de remédios. O Vereador Helder Evangelista (Cherinho) (PTC), Vice-Presidente da Casa Legislativa, representou oficialmente a Câmara na solenidade. O evento, uma iniciativa do Prefeito Ângelo Chequer (PSDB), contou com a presença de autoridades locais.

Em seus discursos, os Vereadores Helder e Brenda Santunioni (PP) fizeram um apelo ao Governo do Estado para que sejam cumpridas as responsabilidades assumidas na parceria. Para Brenda, moradora de Nova Viçosa, a demora na inauguração efetiva da unidade se deu porque o estado não cumpriu com partes importantes do acordo: “a administração municipal colocou, de recursos próprios, cerca de R$450 mil para as Farmácias de Minas, já que o Governo não comprou mobiliário e outras partes que tinha que cumprir”, destacou. Helder enfatizou que o apoio estadual é essencial para a distribuição plena de remédios: “alguns medicamentos são de obrigação do Município oferecer, e outros do Governo Estadual. A necessidade da população precisa ser atendida”.

Na última terça-feira (08), outra Unidade da farmácia entrou em funcionamento, no distrito de São José do Triunfo. O Vereador Antônio Elias Cardoso (Tuim) (PTB), uma das lideranças da comunidade, parabenizou o Executivo e falou da importância das farmácias nos bairros: “descentralizar os remédios do centro da cidade é muito importante, pois facilita o acesso ao medicamento e o seu controle”. O Vereador Edenilson José de Oliveira (PMDB), que também desempenha trabalhos em prol da localidade, não pôde comparecer, mas declarou que irá acompanhar de perto o funcionamento da farmácia.

Nas duas ocasiões estiveram presentes, além dos supracitados, os Vereadores Arlindo Antônio Carneiro (Montanha) (PSDB), Idelmino Ronivon da Silva (Professor Idelmino) (PCdoB), Paulo Sérgio da Silva (Toti) (PRTB) e Sérgio Aloíso da Silva (Sérgio Construtor) (PSDC). O Vereador Joaquim Tristão (PTC) participou do evento em São José do Triunfo. Ambas as unidades atendem de segunda a sexta-feira, das 8h às 11h e das 13h às 16h. A Prefeitura de Viçosa anunciou que deve ser aberta outra unidade no fim de agosto, no bairro Liberdade.

Calçamento de rua em Nova Viçosa

Na manhã de hoje (10), a Vereadora Brenda Santunioni (PP) esteve em Nova Viçosa e acompanhou a entrega dos primeiros blocos que serão usados para pavimentação da Rua José Rocha Filho. O material foi produzido por detentos do presídio de Viçosa, participantes do projeto “Construindo a Liberdade”. Brenda esclareceu que o calçamento da via será feito em etapas, e esta é a primeira fase. “Gostaria de agradecer a administração pelo compromisso, e a comunidade que compareceu às reuniões e reivindicou essa obra”, disse a vereadora.

Texto: Cleomar Marin

Revisão e foto: Mônica Bernardi