Professor apresenta projeto de Reflorestamento para Nova Viçosa

por Assessoria de Comunicação publicado 16/08/2017 11h50, última modificação 16/08/2017 11h50
16/08/2017

Por intermédio do Requerimento nº 029/2017, de autoria do Vereador Ronildo Antônio Ferreira (Dj Ronny) (PSC), a Câmara Municipal de Viçosa recebeu o Professor do Departamento de Geografia da Universidade Federal de Viçosa (UFV), André Luiz Lopes de Faria, durante a reunião Ordinária da terça-feira (15). O professor apresentou um projeto de reflorestamento para o bairro Nova Viçosa, que inclui o plantio de árvores nas ruas da comunidade com a participação de crianças do projeto social “Nova Vida” e apoio do Laboratório de Geomorfologia da UFV, da Secretaria Municipal de Agropecuária e Desenvolvimento Rural e do Instituto Estadual de Florestas (IEF). O projeto foi desenvolvido pelo professor e pelos estudantes Luciana Alves, Humberto Fonseca e Heitor Carvalho, que fazem parte do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (Pibid) Geografia e Inclusão.

Segundo André Luiz, uma das motivações para o projeto foi a falta de árvores em toda a cidade. O professor mostrou que, a partir de um mapeamento aéreo e trabalho de campo, o bairro foi dividido em 16 setores, sendo que oito deles atendem necessidades técnicas, como a largura das ruas e calçadas, e são adequados para árvores de pequeno e médio porte. As mudas de cerca de 30 espécies serão cedidas pelo IEF e o plantio será realizado pela Secretaria de Agropecuária e Desenvolvimento Rural. O objetivo é que as crianças do projeto “Nova Vida” acompanhem o crescimento das árvores em sistema de apadrinhamento.

Para o Vereador Ronildo, a parceria para o projeto é uma grande conquista para o bairro Nova Viçosa. Os demais vereadores parabenizaram a inciativa e enfatizaram a ideia de espalhar o projeto por outros bairros da cidade.

Texto: Cleomar Marin

Revisão e foto: Mônica Bernardi