Saúde volta a ser debatida em reunião Ordinária

por Assessoria de Comunicação publicado 02/08/2017 17h03, última modificação 02/08/2017 17h03
02/08/2017

A falta de medicamentos na Farmácia Básica do Município foi um dos destaques da reunião Ordinária da terça-feira (01). O cidadão José Adélio Evangelho usou a Tribuna Livre para denunciar a situação do fornecimento de remédios e do atendimento no SUS na cidade. Os vereadores se manifestaram sobre o assunto e membros da Comissão de Saúde da Casa Legislativa falaram da dificuldade de estabelecer diálogo sobre o tema com o Executivo, enfatizando o não comparecimento de representantes da Secretaria de Saúde em reunião marcada durante o recesso parlamentar para discutir a saúde em Viçosa.

Além da falta de medicamentos, José Adélio disse estar desde janeiro em busca de atendimento oftalmológico, sem sucesso por falta de vaga, e de marcação de uma cirurgia. “Pagamos impostos aqui e quando precisamos, não temos os serviços”, reclamou. O Presidente da Casa, Vereador Carlitos Alves dos Santos (Meio Kilo) (PSDB), agradeceu a participação do cidadão e deu apoio: “essa Casa é do povo, que é nosso patrão. O cidadão tem o direito de reclamar, e nós temos a obrigação de tomar providências”. O Vereador Antônio Elias Cardoso (Tuim) (PTB), Presidente da Comissão de Saúde, disse que pouca coisa vem sendo feita para reverter a situação, mesmo com as recorrentes queixas dos parlamentares e da população. “Tenho tentado o diálogo com o Executivo, mas infelizmente nem os chefes dos departamentos responsáveis tem poder de decisão.”.

Sobre o assunto, o Vice-Presidente da Casa, Vereador Helder Evangelista (Cherinho) (PTC), que também é relator da Comissão de Saúde, afirmou que os medicamentos estão em falta porque o Governo Estadual, responsável por parte do abastecimento da Farmácia Básica, não tem cumprido seu papel. “A justificativa deles é que falta estoque não só para Viçosa, mas também para todo o Estado. Se é de responsabilidade do Estado, ele tem que cumprir”, disse. Ainda segundo o Vereador Helder, dos 182 tipos de medicamentos que são de obrigação do município, 23 estão faltando. A Vereadora Brenda Santunioni (PP), Líder do Prefeito na Câmara, afirmou que estes já foram licitados e comprados, e estão para serem entregues.

Texto: Cleomar Marin

Foto e revisão: Mônica Bernardi