Vereador alerta sobre fechamento do CEAE

por Assessoria de Comunicação publicado 30/08/2017 17h06, última modificação 30/08/2017 17h06
30/08/2017

O Vereador Helder Evangelista (Cherinho) (PTC), Vice-Presidente da Casa Legislativa, abriu a Palavra Livre, dada aos vereadores na reunião Ordinária da terça-feira (29), para alertar a população e demais parlamentares sobre a possível interrupção dos serviços oferecidos pelo Centro Estadual de Atenção Especializada (CEAE), conhecido como Viva Vida, por falta de repasse do Governo do Estado. O Viva Vida atende mais de dois mil pacientes por mês, em 36 especialidades.

O CEAE/Viva Vida é resultado de uma parceria entre a Secretaria de Estado da Saúde (SES/MG) e a Prefeitura de Viçosa. Segundo Helder, a prestação dos serviços na unidade está ameaçada porque o último repasse estadual foi feito em novembro de 2015: “desde então, o funcionamento foi mantido com repasses da prefeitura e reservas em conta, que duraram até junho deste ano”. O atendimento da unidade é regional, uma vez que Viçosa é sede da microrregional de saúde, composta por outros nove municípios que juntos possuem mais de 130 mil habitantes.

A pedido do vereador, o Presidente da Casa Legislativa, Carlitos Alves dos Santos (Meio Kilo) (PSDB), solicitou à Comissão de Saúde, composta pelos Vereadores Antônio Elias Cardoso (Tuim) (PTV) (presidente), Helder Evangelista (relator), e Edenilson José de Oliveira (PMDB) (membro), que busque informações da SES/MG sobre os repasses atrasados e apresentem relatório da situação.

Texto: Cleomar Marin

Revisão e foto: Mônica Bernardi