Vereador busca posto da Receita Federal para Viçosa

por Assessoria de Comunicação publicado 21/08/2017 15h46, última modificação 21/08/2017 15h46
21/08/2017

O Vereador Helder Evangelista (Cherinho) (PTC), Vice-Presidente da Câmara Municipal, foi a Belo Horizonte na quinta-feira (17) para dar um novo passo na busca pelo posto de atendimento da Receita Federal em Viçosa. O Vereador, com apoio do Deputado Federal Rodrigo de Castro (PSDB), se reuniu com o Superintendente da 6ª Região Fiscal (MG) da Receita, Hermano Lemos de Avellar Machado, e com a Chefe da Divisão de Interação com o Cidadão, Astrid Mourão, para retomar as discussões sobre a instalação do posto no Município.

De acordo com o Vereador Helder, houve sinalização positiva com relação ao novo posto. Para isso, o Executivo Municipal deve firmar convênio com a Receita, estabelecendo as funções e responsabilidades de cada parte. Segundo Helder, “o Município ficará responsável pela infraestrutura necessária para o funcionamento do posto, como funcionários e espaço físico, e a partir do convênio, o posto poderá ser aberto”, declarou. A demanda pelo posto vem sendo debatida pelo Vereador Helder para solucionar reclamações de cidadãos que, para resolver questões com a Receita, precisam se descolar para outros municípios. Helder afirmou que a regulamentação do posto em Viçosa agilizará o atendimento também para outras cidades: “será um benefício para toda a região. O posto de atendimento mais próximo para os viçosenses fica em Ubá, a cerca de 70 km”.

Além de ouvir as demandas de profissionais e usuários frequentes dos serviços da Receita Federal em reuniões, Helder também recebeu apoio de instituições da cidade. A Reitora da Universidade Federal de Viçosa, Nilda de Fátima, parabenizou o parlamentar pela iniciativa “que muito beneficiaria a comunidade acadêmica e a sociedade viçosense como um todo”, escreveu. O Sindicado dos Contabilistas de Viçosa, por meio de documento assinado pelo Presidente Rômulo Larcher, elencou os principais trabalhos demandados pelos profissionais da área. O Presidente da Casa do Empresário, Paulo Márcio de Freitas, afirmou que a demora no agendamento do atendimento em Ubá justifica a vinda do posto para a cidade.

Entre os serviços que serão oferecidos no posto de atendimento em Viçosa, os mesmos oferecidos nas agências da Receita, estão a adequação do ITR (Imposto sobre a Propriedade Territorial Rural), regularização de obras e atendimento sobre a declaração do Imposto de Renda.

Texto: Cleomar Marin

Revisão: Mônica Bernardi