Vereador e população pedem esclarecimentos sobre potabilidade da água

por Assessoria de Comunicação publicado 30/08/2017 10h56, última modificação 30/08/2017 10h56
30/08/2017

A qualidade da água fornecida aos viçosenses foi discutida durante a reunião Ordinária da terça-feira (29), na Câmara Municipal. O Vereador Idelmino Ronivon da Silva (Professor Idelmino) (PCdoB) enviou ao Executivo a Indicação nº 403/2017, em que solicita divulgação dos resultados das análises que comprovam a potabilidade da água, após alteração na cor identificada pelos consumidores nos últimos dias. Na Tribuna Livre, o cidadão Moacir Souza manifestou preocupação e insegurança com o consumido. Na semana passada (24), o Serviço Autônomo de Água e Esgoto de Viçosa (SAAE) divulgou em nota que a coloração anormal foi causada por um aumento na concentração de manganês, conforme análise físico-química feita no dia 22, e que isso não a torna imprópria para consumo. O SAAE informou ainda que a situação foi normalizada.

De acordo com a Indicação nº 403/2017, do Vereador Idelmino, houve relatos de consumidores que apresentaram sintomas como náusea e dor de cabeça após o consumo da água. Para Idelmino, a autarquia deve divulgar os resultados laboratoriais “para que a população não tenha dúvida nenhuma sobre a qualidade da água”, atendendo à Portaria nº 2.914/2011, do Ministério da Saúde, que dispõe sobre os procedimentos de controle e de vigilância da qualidade da água para o consumo humano e seu padrão de potabilidade.

Moacir Souza usou a tribuna para questionar a segurança do consumo da água nas condições apresentadas e reforçar o pedido de mais esclarecimentos. “Ocultar ou fragmentar a verdade gera mais pânico que dizê-la, além de negar à população total informação sobre aquilo que adultos e crianças ingerem, expondo-as a riscos sem que tenham conhecimento dos mesmos”, disse.

Texto: Cleomar Marin

Revisão e foto: Mônica Bernardi