Vereadores repudiam ato de violência contra estudante

por Assessoria de Comunicação publicado 23/08/2017 10h52, última modificação 23/08/2017 10h52
23/08/2017

A Vereadora Brenda Santunioni (PP), Presidente da Comissão de Direitos Humanos, Cidadania, Prevenção e Segurança Pública da Casa Legislativa, usou seu espaço na Tribuna Livre durante a reunião Ordinária da terça-feira (22) para ler uma carta do estudante João Pedro Paixão, agredido no último sábado (19). No decorrer da sessão, houve comoção e falas dos vereadores em apoio ao estudante. O Presidente da Câmara Municipal, Vereador Carlitos Alves dos Santos (Meio Kilo) (PSDB) solicitou que seja feita Moção de Repúdio ao ato de violência.

Durante a leitura da mensagem, a Vereadora Brenda se emocionou e pediu para se retirar da reunião. Na carta, João Pedro, de 24 anos, resume sua formação e narra a situação vivida no sábado de manhã, após a tradicional foto dos formandos da Universidade Federal de Viçosa (UFV) em frente ao Edifício Arthur Bernardes, a “foto do Bernardão”. “Alguém invadiu minha casa, me desacordou com uma pancada na cabeça e me espancou”, relata. Para o jovem, o motivo do ataque foi homofobia: “nada foi levado de minha casa. Esse crime se deu apenas por um motivo: por eu ser o que sou, não negar, não esconder e levar minha vida com dignidade”. Ao final da carta, João Pedro pede que a Comissão de Direitos Humanos e o poder público não se omitam perante casos como este. “Homofobia mata e é um mal a ser combatido. Espero que Viçosa, que tem dado tantos bons exemplos nesse sentido, faça por vez”, finaliza.

Os parlamentares manifestaram indignação com o ocorrido e solidariedade ao estudante. Sávio José (PT) alertou para a gravidade e recorrência de atos e discursos de ódio no país: “o Brasil é o país que mais assassina gays, mulheres, lésbicas e transexuais. As agressões não são apenas físicas, são morais”, disse. Helder Evangelista (Cherinho) (PTC), Vice-Presidente da Casa, classificou os agressores como “covardes”. A Câmara Municipal emitirá Moção de Repúdio ao ato de violência contra João Pedro. O documento deve ser lido durante a próxima reunião Ordinária, na semana que vem.

Texto: Cleomar Marin

Revisão e foto: Mônica Bernardi