Estudantes participam da Etapa Estadual do Parlamento Jovem 2017

por Assessoria de Comunicação publicado 25/09/2017 17h10, última modificação 25/09/2017 17h10
25/09/2017

A edição 2017 do Projeto Parlamento Jovem (PJ) teve sua Etapa Estadual e encerramento realizados entre os dias 20 e 22 de setembro na Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG), em Belo Horizonte. Acompanhados pelos Coordenadores Geral e Técnico da Escola do Legislativo da Câmara Municipal, Vereadores Brenda Santunioni (PP) e Geraldo Luís Andrade (Geraldão) (PTB), os estudantes do Polo Zona da Mata II, cuja cidade-sede é Viçosa, participaram da elaboração do documento final com propostas para aprimorar a “Educação Política nas Escolas”, tema deste ano, e da escolha do tema do ano que vem. Em 2017, quase dois mil jovens de todo o Estado fizeram parte do projeto, que é uma iniciativa da ALMG em parceria com a PUC Minas e 63 Câmaras Municipais. Para a edição de 2018, 154 cidades se inscreveram e discutirão a “Violência contra a Mulher”.

Os jovens foram divididos em grupos de trabalho para discutir os três subtemas do PJ (“Educação política e currículo”; “As interações entre escola e sociedade na formação política dos jovens”; e “Educação política para uma gestão democrática e participativa nas escolas”) e a partir daí consolidaram 79 propostas que foram votadas na Plenária Estadual. Entres as aprovadas estão a exigência de comprovação de experiência na área de atuação para todos os secretários nomeados pelos Poderes Executivos estadual e municipais, o acompanhamento psicossocial dos alunos, a simulação do processo eleitoral para a comunidade escolar, e a implementação da Lei nº 15.476/2005, para inclusão de conteúdos referentes à cidadania nos currículos das escolas.

Para a Vereadora Brenda, pela primeira vez na coordenação da Escola do Legislativo, a participação nos jovens na política é essencial para a construção de cidadãos conscientes. “o tema desse ano conseguiu abranger demandas urgentes da sociedade. As discussões que os alunos fizeram aqui e nas suas escolas repercutem nas famílias e nas cidades como um todo”, disse. O Vereador Geraldão destacou o papel da juventude na política local e regional: “o PJ, aliado a outras ações, dá protagonismo ao jovem para que ele seja um agente de mudança na comunidade”, afirmou.

O Vice-Presidente da Casa Legislativa, Vereador Helder Evangelista (Cherinho) (PTC), e os Vereadores Edenilson José de Oliveira (PMDB), Idelmino Ronivon da Silva (Professor Idelmino) e Sávio José (PT) também acompanharam os trabalhos da Etapa Estadual do PJ 2017.

Ampliação do PJ 2018

De acordo com a Escola do Legislativo da ALMG, houve aumento de 144,44% no número de municípios inscritos para a próxima edição do projeto. Com isso, o PJ 2018 passará a contar com 21 polos regionais, nove a mais que em 2017. A Vereadora Brenda afirmou que o crescimento percebido a cada ano é resultado da relevância das atividades do PJ: “o importante é que não se perca esse contato próximo da ALMG com os municípios”, disse.

Texto: Cleomar Marin

Revisão e foto: Mônica Bernardi